“Os sistemas CAD/CAM vieram revolucionar o mercado”

Imagem da notícia: “Os sistemas CAD/CAM vieram revolucionar o mercado”

Domingos America recebeu-nos no seu laboratório, em Matosinhos, e falou-nos das principais transformações que ocorreram na prótese dentária desde que abraçou esta área.

“Já estamos no mercado há mais de 30 anos; muita coisa mudou desde então. Deixámos de ser artesãos para passarmos a ser também técnicos de informática. Esta é, para mim, a maior alteração nesta área. Antigamente, ainda antes do meu tempo, com um laboratório de vão de escada, uma panela e um fogareiro ‘vulcanizava-se’ uma dentadura (sem querer ser depreciativo). Na época em que comecei a dedicar-me à prótese deu-se uma grande transformação… começaram a olhar para a prótese de uma forma mais científica. Um dos primeiros scanners a vir para Portugal foi o nosso. Na altura era ainda 2D e leitura por contacto, nada a ver com os atuais. Estávamos na gestação desta tecnologia. As impressoras a laser e os sistemas CAD/CAM vieram revolucionar o mercado. Já na área da implantologia, as lâminas de Linkow deram lugar a outro tipo de soluções, nomeadamente os implantes de hidroxiapatita e os implantes de Brånemark em titânio, entre muitos outros”.

Saiba mais na LabPro 27.

19 Maio 2017
Entrevistas

PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

“Faço um apelo para que todos os colegas se tornem associados”

Eugénia Neto fala-nos do IX Congresso da APTPD, que se realiza a 17 e 18 de maio na Exponor, na cidade do Porto. A cerca de dois meses do evento, a líder da comissão organizadora desta edição - e também vice-presidente da Associação Portuguesa de Técnicos de Prótese Dentária, deixa mensagens fortes para os profissionais.

Ler mais 15 Março 2024
Entrevistas