Método de redução de bolhas nos esqueletos metálicos de PPR

Imagem da notícia: Método de redução de bolhas nos esqueletos metálicos de PPR

A técnica da cera perdida vulgarmente utilizada na fundição de estruturas nas áreas da prótese fixa, removível (esqueletos metálicos) e implantologia sendo um método com resultados de forma geral satisfatórios e de eficácia comprovada, apresenta alguns problemas. Os defeitos de fundição podem ser classificados em quatro grandes grupos: distorção; rugosidade e irregularidade da superfície; porosidades; e fundições incompletas (Anusavice, 2006).

As bolhas positivas na superfície da peça fundida originadas pela inclusão de bolhas de ar durante o procedimento de inclusão em revestimento podem trazer grandes problemas na adaptação das estruturas, além de levar a um consumo extra de material e tempo na remoção das mesmas. Mesmo recorrendo a agentes redutores de tensão superficial, utilização de pré-revestimentos, espatulação do revestimento sob vácuo e enchimento do formador de cilindros recorrendo a vibrador, as bolhas positivas constituem um problema recorrente.

Na prótese removível esquelética essas bolhas podem situar-se em zonas críticas como ganchos, apoios e conetores menores dificultando a remoção das mesmas e podendo causar danos no esqueleto metálico. Nesse sentido, o propósito deste trabalho foi estudar um método de inclusão que reduzisse a porosidade na peça fundida.

Veja o artigo completo, da autoria de João Paulo Martins, João António Paulo e Ana Peleija, na LabPro 29.

31 Julho 2017
Artigos Técnicos

PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas