TPD integra Ordem dos Técnicos de Saúde

Imagem da notícia: TPD integra Ordem dos Técnicos de Saúde

O Projeto de Lei nº 636/XIII defende a criação da Ordem dos Técnicos de Saúde. Entre as profissões representadas encontra-se o Técnico de Prótese Dentária (TPD).

“À semelhança de outras profissões que têm como objeto a salvaguarda e a promoção da saúde humana, importa também, relativamente aos profissionais das tecnologias da saúde, assegurar que o respetivo exercício profissional esteja sujeito não apenas à exigência de uma formação académica especializada de nível superior, mas também a disposições legais e regulamentares que o enquadrem, cujo cumprimento seja assegurado por mecanismos de disciplina e de supervisão eficientes. De facto, sendo as profissões das tecnologias da saúde, como as demais na área da saúde, profissões regulamentadas, impunha-se que o seu exercício profissional estivesse enquadrado e regulado por normas técnicas, éticas e deontológicas, devidamente harmonizadas e cobrindo todas as componentes daquele exercício profissional, cujo cumprimento fosse eficazmente controlado”.

A Ordem será portanto uma associação pública representativa de licenciados nas áreas das tecnologias da saúde que exercem profissões que tradicionalmente integram esta área da ciência e da técnica aplicada à prestação de cuidados de saúde. Trata-se de uma opção que se afasta duma indesejável diversidade de estruturas representativas das profissões das tecnologias da saúde, que poderia conduzir, no limite, à criação de tantas Ordens Profissionais quantas as profissões que a agora criada integra e representa.

Saiba mais aqui.

18 Outubro 2017
Atualidade

PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

Ivoclar fortalece parceria com a vhf camfacture AG

A partir da atualização 8.09 do software vhf DENTALCAM, que está disponível desde março de 2024, o IPS e.max® CAD for PrograMill será aprovado para a fabricação de coroas, inlays, onlays, facetas e pontes de três elementos, até os segundos pré-molares, na máquina N4+.

Ler mais 24 Abril 2024
Atualidade

Ana Sofia Lopes concorre a bastonária da OMD

Sob o mote “Já é Tempo de dar Voz aos Médicos Dentistas”, Ana Sofia Lopes apresenta-se como “a médica dentista ideal para liderar a OMD num momento crucial para a profissão e para a saúde oral em Portugal”.

Ler mais 18 Abril 2024
Atualidade