“Não somos máquinas, mas sim artistas”

Imagem da notícia: “Não somos máquinas, mas sim artistas”

LabPro: Quais os resultados do advento da licenciatura em Prótese Dentária no país?

Jorge Souto: Relativamente ao resto da Europa, estamos muito bem. A nossa universidade tem o Programa de Mobilidade de Estudantes na Comunidade Europeia. Houve no início uma grande dificuldade em conseguir enviar os alunos para fora de Portugal, pois não há nenhuma escola com o mesmo grau que temos cá, existem apenas escolas com o grau técnico-profissional. Ao nível do país, fomos pioneiros no bacharelato de Prótese Dentária. O curso de Prótese Dentária iniciou em Lisboa, mas consistia numa formação técnica-profissional. Mais tarde, outras escolas obtiveram o grau de técnico-profissional e nós a licenciatura. Neste momento, estamos todos em pé de igualdade.

LP: Qual a sua opinião sobre a regularização da situação dos profissionais?

JS: Já há bastante tempo que gostaria de ver isso a avançar. Acho que a situação deveria estar bem regularizada, porque existem grandes discrepâncias, encontramos pessoas a trabalhar sem condições. Há profissionais sem formação que trabalham com a boca das  pessoas e não conhecem os riscos. Na minha opinião, isto deveria ser bem legislado e bem fiscalizado. Antes de começarmos com as formações nas escolas, as pessoas com 16 anos iam para laboratórios e apreendiam. Hoje, existem ainda muitos laboratórios assim, com indivíduos a trabalhar apenas com esse conhecimento. Atualmente, temo-nos deparado com profissionais nessa situação que vêm tirar a licenciatura na
CESPU, são pessoas que estão a trabalhar há 15 e 20 anos, mas que querem legalizar a sua situação.

Leia a entrevista na íntegra na LabPro 9

16 Agosto 2012
Entrevistas

PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

Prótese Dentária ganha novo impulso com curso de mestrado

João Carlos Roque, membro do Conselho Pedagógico e docente do Conselho Coordenador da Licenciatura em Prótese Dentária, refere que “começa uma nova etapa no ensino da prótese dentária. Mais um degrau na afirmação de uma profissão que se quer reconhecida no ensino universitário”.

Ler mais 17 Julho 2024
Entrevistas

“O fluxo digital está e veio para ficar”

O Open House Digital Lab realizado a 22 de junho no Museu do Oriente, em Lisboa, foi o ponto de partida para uma análise ao evento pioneiro da Montellano, com Tiago Santos, business manager da Digital Dental Solutions & Lab, a área de laboratório da Montellano.

Ler mais 9 Julho 2024
Entrevistas

Sara Martins em entrevista

"Conceito 5.0 em Prótese Dentária" foi criado por Sara Martins, que organiza a primeira edição desta formação marcada para 6 de julho em Lisboa e que regista lotação esgotada. Fomos ao encontro da técnica de prótese para entender o que está por detrás dos seus projetos. 

Ler mais 26 Junho 2024
Entrevistas