Clonagem de embriões de porcos pode ser solução para transplantes humanos
Cientistas japoneses acreditam que a produção de órgãos humanos em porcos possa ser viável no futuro. Através da criação em laboratório de um pâncreas de um porco clonado, afirmam que o mesmo procedimento possa ser aplicado em humanos.
A experiência, realizada em conjunto pela Universidade de Tóquio e Meiji, consistiu na inserção de células para a conceção do pâncreas, de um embrião clonado de porco, num outro embrião clonado, mas geneticamente modificado para não conceber este órgão.
O procedimento foi bem-sucedido. Os cientistas acreditam que este método possa ser útil para produzir órgãos humanos nos porcos, para transplantes, já que existe uma compatibilidade.
Hiromitsu Nakauchi, líder da investigação, afirma que a equipa está preparada para encetar este tipo de experiências. Pretende desenvolver estudos sobre a implementação de células iPS (pluripotentes induzidas) humanas modificadas num embrião de porco, já que têm a capacidade de serem programadas para transformarem-se em qualquer tipo de tecido.
No entanto a lei japonesa proíbe este tipo de procedimentos devido a implicações éticas, daí que a Comissão do Governo japonês esteja a rever as diretrizes para este tipo de investigação.
25 Fevereiro 2013
Atualidade