Clonagem de embriões de porcos pode ser solução para transplantes humanos

Imagem da notícia: Clonagem de embriões de porcos pode ser solução para transplantes humanos

Cientistas japoneses acreditam que a produção de órgãos humanos em porcos possa ser viável no futuro. Através da criação em laboratório de um pâncreas de um porco clonado, afirmam que o mesmo procedimento possa ser aplicado em humanos.

A experiência, realizada em conjunto pela Universidade de Tóquio e Meiji, consistiu na inserção de células para a conceção do pâncreas, de um embrião clonado de porco, num outro embrião clonado, mas geneticamente modificado para não conceber este órgão.

O procedimento foi bem-sucedido. Os cientistas acreditam que este método possa ser útil para produzir órgãos humanos nos porcos, para transplantes, já que existe uma compatibilidade.

Hiromitsu Nakauchi, líder da investigação, afirma que a equipa está preparada para encetar este tipo de experiências. Pretende desenvolver estudos sobre a implementação de células iPS (pluripotentes induzidas) humanas modificadas num embrião de porco, já que têm a capacidade de serem programadas para transformarem-se em qualquer tipo de tecido.

No entanto a lei japonesa proíbe este tipo de procedimentos devido a implicações éticas, daí que a Comissão do Governo japonês esteja a rever as diretrizes para este tipo de investigação.

25 Fevereiro 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Ivoclar apresenta nova imagem

O Grupo Ivoclar está a consolidar a sua mudança para uma era moderna e ainda mais orientada para o cliente com um novo logótipo e uma identidade visual que foi reduzida ao essencial. Através de comunicado a empresa explica a decisão e refere alguns dos pontos essenciais desta mudança.

Ler mais 14 Janeiro 2022
AtualidadeMateriais e equipamentos

Zanh Dental com novo webinar

A Zahn Dental vai realizar no dia 27 de janeiro, pelas 19h00, um webinar com o tema: “Descubra a solução de prótese digital certa para o seu laboratório”.

Ler mais 12 Janeiro 2022
AtualidadePrótese dentária

“Somos ceramistas de coração”

Com a crescente aposta no digital, Diogo Gomes vê a presença das máquinas com uma “enorme e indispensável ferramenta”, apesar de o seu trabalho continuar a “depender das mãos e da apreciação de um bom técnico”. A LabPro revê a entrevista realizada a um dos fundadores do laboratório DentalShaping.

Ler mais 7 Janeiro 2022
AtualidadeEntrevistasPrótese dentária