Clonagem de embriões de porcos pode ser solução para transplantes humanos

Imagem da notícia: Clonagem de embriões de porcos pode ser solução para transplantes humanos

Cientistas japoneses acreditam que a produção de órgãos humanos em porcos possa ser viável no futuro. Através da criação em laboratório de um pâncreas de um porco clonado, afirmam que o mesmo procedimento possa ser aplicado em humanos.

A experiência, realizada em conjunto pela Universidade de Tóquio e Meiji, consistiu na inserção de células para a conceção do pâncreas, de um embrião clonado de porco, num outro embrião clonado, mas geneticamente modificado para não conceber este órgão.

O procedimento foi bem-sucedido. Os cientistas acreditam que este método possa ser útil para produzir órgãos humanos nos porcos, para transplantes, já que existe uma compatibilidade.

Hiromitsu Nakauchi, líder da investigação, afirma que a equipa está preparada para encetar este tipo de experiências. Pretende desenvolver estudos sobre a implementação de células iPS (pluripotentes induzidas) humanas modificadas num embrião de porco, já que têm a capacidade de serem programadas para transformarem-se em qualquer tipo de tecido.

No entanto a lei japonesa proíbe este tipo de procedimentos devido a implicações éticas, daí que a Comissão do Governo japonês esteja a rever as diretrizes para este tipo de investigação.

25 Fevereiro 2013
Atualidade

PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

C.A.S.O. Porto celebra 15 anos

O Centro de Apoio à Saúde Oral do Porto (C.A.S.O. Porto) celebrou um marco significativo neste mês, os 15 anos de dedicação à saúde oral e ao bem-estar da comunidade portuense.

Ler mais 27 Março 2024
Atualidade

Hoje é o dia da Daniela

Em dia aniversário, resolvemos desafiar a Daniela, jornalista na LabPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 26 Março 2024
Atualidade

SPEMD celebra Dia Mundial da Saúde Oral

A Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) celebrou o Dia Mundial da Saúde Oral 2024 com um foco especial na importância da acessibilidade aos cuidados de saúde oral. No passado dia 20 de março promoveu diversas ações de sensibilização para esta temática.

Ler mais 25 Março 2024
Atualidade