Nível de poluição do ar aumenta taxa de mortalidade

Imagem da notícia: Nível de poluição do ar aumenta taxa de mortalidade

Existe uma relação direta entre o crescimento da taxa de mortalidade e a exposição à poluição do ar. É a conclusão de um estudo conduzido por dois epidemiologistas, Cathryn Tonne e Paul Wilkinson.

O estudo incidiu sobre cerca de 154 mil doentes hospitalizados entre 2004 e 2007 após um acidente cardíaco. Verificou-se então que, com o crescimento da exposição às partículas finas de PM 2,5 (partículas com um diâmetro 30 vezes menos que o de um cabelo), aumentava também a taxa de mortalidade.

Estas partículas têm origem, principalmente, na circulação automóvel e na indústria. “Descobrimos que por cada subida de 10 microgramas por metro cúbico de PM 2,5, a taxa de mortalidade aumentava 20 por cento”, precisou Cathryn Tonne.

Os dois investigadores calcularam que a taxa de mortalidade teria sido reduzida em 12 por cento se os pacientes não tivessem sido expostos à poluição atmosférica e, por sua vez, cerca de 4700 mortes teriam ocorrido mais tarde.

7 Março 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Malo Clinic abre segunda unidade na Polónia

Com 600 m², a unidade integra seis gabinetes clínicos totalmente equipados, área de imagiologia dedicada, pequeno laboratório e espaços desenhados para oferecer conforto e eficiência operacional.

Ler mais 13 Outubro 2026
Atualidade

VITA Excellence Award 2027 com inscrições abertas

A VITA Zahnfabrik abriu as candidaturas para o VITA Excellence Award, que premeia casos protéticos excecionais em pacientes a nível internacional. Na edição deste ano, o foco recai sobre os conceitos de restauração minimamente invasiva com a cerâmica infiltrada por polímero (PICN) VITA ENAMIC.

Ler mais 28 Setembro 2026
Atualidade

FDI: Bastonário da OMD eleito para o Comité de Saúde Pública

Miguel Pavão, Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) foi eleito para o Comité de Saúde Pública da Federação Dentária Internacional (FDI). A votação decorreu no dia 8 de setembro, no âmbito do Congresso Mundial da FDI, em Praga (República Checa).

Ler mais 16 Setembro 2026
Atualidade