Nível de poluição do ar aumenta taxa de mortalidade

Imagem da notícia: Nível de poluição do ar aumenta taxa de mortalidade

Existe uma relação direta entre o crescimento da taxa de mortalidade e a exposição à poluição do ar. É a conclusão de um estudo conduzido por dois epidemiologistas, Cathryn Tonne e Paul Wilkinson.

O estudo incidiu sobre cerca de 154 mil doentes hospitalizados entre 2004 e 2007 após um acidente cardíaco. Verificou-se então que, com o crescimento da exposição às partículas finas de PM 2,5 (partículas com um diâmetro 30 vezes menos que o de um cabelo), aumentava também a taxa de mortalidade.

Estas partículas têm origem, principalmente, na circulação automóvel e na indústria. “Descobrimos que por cada subida de 10 microgramas por metro cúbico de PM 2,5, a taxa de mortalidade aumentava 20 por cento”, precisou Cathryn Tonne.

Os dois investigadores calcularam que a taxa de mortalidade teria sido reduzida em 12 por cento se os pacientes não tivessem sido expostos à poluição atmosférica e, por sua vez, cerca de 4700 mortes teriam ocorrido mais tarde.

7 Março 2013
Atualidade

PUBLICIDADE
Montellano
PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

Dia Europeu do Técnico de Prótese Dentária

A oferta é dirigida aos sócios da Associação Portuguesa de Técnicos de Prótese Dentária, com dois bilhetes para o Open House Digital Lab Montellano, evento que se realiza a 22 de junho, no Museu Oriente, Lisboa.

Ler mais 7 Junho 2024
Atualidade

Feliz aniversário Paulo

Em dia de aniversário, resolvemos desafiar o Paulo, jornalista na LabPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 29 Maio 2024
Atualidade