Bactéria da periodontite é duplamente nociva para a saúde oral

Imagem da notícia: Bactéria da periodontite é duplamente nociva para a saúde oral

Cientistas americanos identificaram no mês de junho a bactéria que provoca periodontites, como também adiantaram que afeta proteínas protetoras do osso, levando-as mesmo exercer a função contrária.

A descoberta é da autoria de uma investigação da Universidade de Michigan, que apurou que a NI 1060 é a responsável pela doença da gengiva como também leva as proteínas protetoras da cavidade oral, as Nod1, a recrutar as células osteoclasts e neutrophils que em ação conjunta destroem o osso em caso de periodontite.

É algo completamente contrário à função normal das Nod1, já que recrutam as neutrophils para lutar precisamente contra bactérias nocivas durante uma infeção.

No início do mês, os cientistas da investigação Yizu Jiao e Naohiro Inohara haviam isolado a bactéria da periodontite.

Sabem que as bactérias da periodontite podem afetar a gengiva mas não o suficiente para ter os mesmos efeitos no osso, função que cabia à bactéria NI 1060 só agora identificada e responsabilizada.

Jiao, líder do estudo, explica que esta é “uma grande descoberta” para a medicina dentária pois permitirá um olhar aprofundado do problema, como também possíveis tratamentos mais eficazes.

 

 

 

21 Junho 2013
Atualidade

Notícias relacionadas