Zsolt Kovacs, sobre a prótese dentária
Segundo este técnico, existem três fatores que exercem grande influência na qualidade de uma prótese dentária.
O aperfeiçoamento dos materiais aplicados na produção, os novos sistemas e equipamentos e, também, a existência de uma maior interação profissional entre o técnico de prótese e o médico dentista.
“Já existem matérias com grande qualidade no mercado, existindo também as linhas brancas. Podia comparar com a indústria de automóvel, em que os preços refletem-se na qualidade e na garantia. Pela minha experiência, os bons materiais, a par do conhecimento do profissional, resultam num produto final com qualidade e com maior confiança por parte do clínico e do protético.
Por outro lado, o CAD/CAM ajuda bastante no trabalho de precisão dos laboratórios, mas as máquinas não trabalham e tomam decisões por elas. O fator mais importante na técnica de CAD/CAM é a capacidade protética do técnico que está a trabalhar com o programa.
Além disso, com a aparição dos implantes dentários, começou um evolução alucinante na áre da dentisteria e prótese dentária. Novos materiais, novas técnicas de cirurgia e de ortodontia. Maior exigência por materiais de qualidade e de precisão e a estética tornou-se num fator cada vez mais importante.
Antigamente, depois da funcionalidade do trabalho, vinha a estética, hoje em dia é a estética que tem o maior protagonismo. Desta forma, a interação profissional e o trabalho em conjunto com o paciente garantem um resultado final de excelência”.
Saiba mais na LabPro 15!
20 Fevereiro 2015
Entrevistas