Novo método de identificação de cancro?

Imagem da notícia: Novo método de identificação de cancro?

Cientistas do National Institute for Materials Science em Tsububa, Japão, estão a desenvolver um sensor capaz de identificar vestígios de cancro mediante uma análise ao hálito.

Uma película com um chip próprio analisa a quantidade de substâncias associadas a tumores malignos, transmitindo estes dados para um dispositivo associado como um smartphone. Desta forma o próprio paciente pode fazer o diagnóstico.

O equipamento custa certa de sete cêntimos. No entanto, os investigadores estimam que o próximo passo reside no aprimoramento do dispositivo, para a película não só identificar partículas cancerígenas mas também poder identificar de que tipo de cancro provêm.

Ainda, objetivam sensibilizar o chip para poder registar problemas nos rins, no fígado, asma e diabetes, pelo que a investigação perdurará cerca de seis anos.

22 Janeiro 2016
Atualidade

PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

C.A.S.O. Porto celebra 15 anos

O Centro de Apoio à Saúde Oral do Porto (C.A.S.O. Porto) celebrou um marco significativo neste mês, os 15 anos de dedicação à saúde oral e ao bem-estar da comunidade portuense.

Ler mais 27 Março 2024
Atualidade

Hoje é o dia da Daniela

Em dia aniversário, resolvemos desafiar a Daniela, jornalista na LabPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 26 Março 2024
Atualidade

SPEMD celebra Dia Mundial da Saúde Oral

A Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) celebrou o Dia Mundial da Saúde Oral 2024 com um foco especial na importância da acessibilidade aos cuidados de saúde oral. No passado dia 20 de março promoveu diversas ações de sensibilização para esta temática.

Ler mais 25 Março 2024
Atualidade