Novo método de identificação de cancro?

Imagem da notícia: Novo método de identificação de cancro?

Cientistas do National Institute for Materials Science em Tsububa, Japão, estão a desenvolver um sensor capaz de identificar vestígios de cancro mediante uma análise ao hálito.

Uma película com um chip próprio analisa a quantidade de substâncias associadas a tumores malignos, transmitindo estes dados para um dispositivo associado como um smartphone. Desta forma o próprio paciente pode fazer o diagnóstico.

O equipamento custa certa de sete cêntimos. No entanto, os investigadores estimam que o próximo passo reside no aprimoramento do dispositivo, para a película não só identificar partículas cancerígenas mas também poder identificar de que tipo de cancro provêm.

Ainda, objetivam sensibilizar o chip para poder registar problemas nos rins, no fígado, asma e diabetes, pelo que a investigação perdurará cerca de seis anos.

22 Janeiro 2016
Atualidade

Notícias relacionadas

Direção da APTPD sobre os 10 anos da LabPro

Desafiámos os nossos leitores a escreverem-nos e a darem-nos a sua opinião sobre a LabPro, sobre a evolução do setor da prótese dentária em Portugal nestes últimos 10 anos e sobre a importância da nossa revista neste percurso. Hoje destacamos o testemunho da direção da APTPD – Associação Portuguesa de Técnicos de Prótese Dentária.

Ler mais 18 Janeiro 2021
Atualidade

Novo confinamento: clínicas e laboratórios podem abrir

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, mas com novas exceções. É o caso da medicina dentária. As clínicas vão manter-se abertas, logo os laboratórios de prótese dentária poderão continuar em funcionamento.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadePrótese dentária

João Caramês tomou posse como novo diretor da FMDUL

No passado dia 4 de janeiro realizou-se a tomada de posse do novo diretor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL), João Caramês. Esta cerimónia decorreu pelas 12h na Sala do Senado do edifício da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Ler mais 13 Janeiro 2021
Atualidade