“Boca seca de sono” pode causar cáries

Imagem da notícia: “Boca seca de sono” pode causar cáries

A boca seca após uma noite de sono pode ser fator de influência para a presença de cárie, segundo indiciou um recente estudo.

O documento, publicado no Journal of Oral Rehabilitation, pela Universidade de Otago do Sir John Walsh Research Institute na Nova Zelândia, colocou peças bucais em 10 participantes saudáveis, durante quatro dias, para medir o ph presente na boca, na saliva. Em simultâneo, introduziram um clip nasal em metade para estimular a respiração pela boca. Constataram que estes dois participantes tinham ph na ordem dos 6.6, que é um valor típico de acidez. Os valores diminuíram com o tempo, após removerem o clip, mas o ph aumenta drasticamente após períodos de respiração prolongados pela boca. Testaram igualmente nos participantes que dormiam com a boca aberta, e obtiveram valores de ph de 3.6. Os minerais na boca começam a perder-se após o ph baixar de 5.5. Uma maior acidez bucal tem uma influência direta nos dentes, eliminando as bactérias naturais que os protegem, como também exercendo irritação no tecido mole da cavidade oral.

Para estes pacientes, foi recomendado o uso de fio dentário de pelo menos uma vez por dia, como uma pasta de dentes com flúor, mas um copo de água pela manhã é igualmente imprescindível.

8 Fevereiro 2016
Atualidade

Notícias relacionadas