Formação em prótese dentária
Tiago Santos, diretor de produção no Laboratório Hi-Tec, fala-nos sobre a formação em prótese dentária em Portugal: cursos profissionais, cursos de licenciatura, cursos de especialização e pós-graduação.
Relativamente ao ensino profissional, há várias escolas espalhadas pelo país que preparam os alunos de acordo com um plano de estudos assente em três grandes áreas, “componente de formação sociocultural”, “componente de formação científica” e “componente de formação técnica”. Estas componentes de formação são divididas por três anos letivos com uma carga horária total de 3100 horas. A formação profissional em técnico auxiliar de protésico, variante prótese dentária, confere diploma de 12º ano.
No que respeita à formação superior em prótese dentária, é ministrada por escolas públicas e privadas, num total de quatro instituições, duas na zona norte do país e duas em Lisboa. A formação decorre ao longo de três anos, com uma componente teórica, prática e estágio. Confere título académico de licenciatura, ficando o licenciado capacitado para exercer a profissão de forma regular.
Relativamente à formação pós-graduada e cursos de especialização relacionadas com a prótese dentária, há muitas opções. Tal como referido anteriormente, há várias formações certificadas pela DGERT, todavia nem todas certificadas, mas igualmente com muito valor acrescentado. Muitas das formações são lecionadas pelas casas comerciais.
Artigo completo numa das próximas edições da LabPro.
22 Maio 2017
Eventos e formaçãoOpinião