“A área digital dependerá sempre do técnico”

Imagem da notícia: “A área digital dependerá sempre do técnico”

Pedro Andrade é apaixonado, desde miúdo, pelo trabalho manual e sempre quis seguir uma área ligada às artes. Por pressões familiares, decidiu arriscar no curso de prótese dentária e hoje não se arrepende da escolha. “Nunca pensei que uma área tão técnica pudesse ter ao mesmo tempo um rasgo de inspiração e criatividade, onde o cunho pessoal está presente em cada trabalho”, afirmou-nos durante a entrevista que decorreu no seu laboratório, em Leça da Palmeira. Ao longo da conversa ficámos a conhecer melhor a sua história e as motivações que o levaram a apostar num negócio próprio. Acompanhar a evolução digital em prótese dentária foi uma delas.

LabPro: O Laboratório de Prótese Dentária Pedro Andrade tem cinco anos. Como nasceu este projeto?
Pedro Andrade: A vontade de realizar os meus trabalhos segundo a minha filosofia foi o que mais me moveu. Sempre quis acompanhar a evolução digital em prótese dentária, mais concretamente os sistemas CAD/CAM. Trabalhava, naturalmente, por conta de outrem e assumi este desafio, por conta e risco, literalmente do zero, onde trabalhei arduamente para cativar os meus primeiros clientes, atualmente ainda presentes, numa relação de parceria e entreajuda. Trabalho a trabalho, a confiança foi aumentando e consequentemente foram surgindo novos clientes. O laboratório aos poucos foi crescendo.

LP: Com os últimos avanços na área da tecnologia em prótese dentária, ainda há espaço para o técnico?
PA: Há espaço e sempre haverá. Na minha perspetiva, cada vez mais se trabalha o pormenor e a tecnologia permite-nos chegar mais longe e com maior qualidade, explorando novos materiais, sem nunca substituir o técnico de prótese dentária. A área digital dependerá sempre do técnico para os acabamentos finais e aí há uma grande verdade: a máquina nunca trabalha sozinha. O trabalho manual continua a existir em simultâneo com o digital para quem procurar distinguir-se pela qualidade, na tentativa de igualar a natureza e personalizar os seus trabalhos.

Entrevista completa na LabPro 30, edição de dezembro.

11 Dezembro 2017
Entrevistas

Notícias relacionadas

“Oferecemos soluções digitais 360º aos nossos clientes”

Miguel Mendes, local manager da Upcera, guia-nos pelos corredores de uma marca internacional que se assume “inovadora, de confiança e em constante progresso”. A empresa asiática mostra-se “empenhada em fornecer serviços de alta qualidade” de produtos com certificados CE, FDA, ISO13485, CFDA, MDL e MFDS.

Ler mais 21 Novembro 2023
Entrevistas

“A Campus Clinic tem como objetivo um trabalho de excelência”

Rui Monterroso, diretor clínico e médico dentista da Campus Clinic, concedeu uma entrevista onde aborda vários temas da medicina dentária, que vão desde a formação à relação médico-protésico, da implementação digital aos cursos universitários, deixando-nos ainda com a sua perspetiva para o futuro.

Ler mais 25 Outubro 2023
Entrevistas

“A Upcera estará sempre na vanguarda da tecnologia”

Conversámos com Miguel Mendes, local manager da Upcera, que nos apresentou a empresa e revelou alguns planos para o futuro, garantindo que querem estar sempre “na vanguarda da tecnologia, com produtos com a maior qualidade, a um preço justo”, bem como estar “ao lado do ensino e das associações do setor”.

Ler mais 20 Outubro 2023
Entrevistas