PIPCO já abrangeu mais de 5 mil utentes

Imagem da notícia: PIPCO já abrangeu mais de 5 mil utentes

Desde que foi criado em 2014, o PIPCO – Programa de Intervenção Precoce do Cancro Oral já permitiu a deteção de 129 casos de lesões malignas e de 168 lesões potencialmente malignas. No total, já beneficiaram do programa 5.518 utentes.

A taxa de utilização dos cheques biópsia tem vindo a subir desde o primeiro ano do programa e atingiu os 93,3%. No ano passado e até ao final de dezembro tinham sido utilizados 920 dos 986 cheques biópsia emitidos.

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, considera que “o PIPCO veio colmatar uma grave lacuna no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e está a permitir salvar vidas, uma vez que o cancro oral tem uma das taxas de mortalidade mais elevadas. O cancro oral é tratável se for detetado precocemente, o que não acontecia até aqui, sobretudo em grupos de risco, nomeadamente fumadores”.

O número de cheques diagnóstico tem vindo a aumentar todos os anos, tendo passado de 2.402 em 2014 para 4.175 no ano passado.

 

5 Fevereiro 2018
Atualidade

Notícias relacionadas

Montellano celebra 25 anos no Porto

A Montellano iniciou há 25 anos o seu projeto na cidade do Porto. Vitor Ferro, diretor de Marketing da Montellano está orgulhoso deste marco e afirma que toda a equipa está de parabéns.

Ler mais 7 Julho 2025
Atualidade

Empresas de CAM unem-se contra pirataria de software

Quatro empresas na área da medicina dentária digital formaram uma aliança para enfrentar a crescente ameaça da pirataria de software. Isto representa um compromisso conjunto para proteger a segurança dos pacientes, apoiar a inovação e assegurar práticas éticas.

Ler mais 23 Junho 2025
Atualidade