PIPCO já abrangeu mais de 5 mil utentes

Imagem da notícia: PIPCO já abrangeu mais de 5 mil utentes

Desde que foi criado em 2014, o PIPCO – Programa de Intervenção Precoce do Cancro Oral já permitiu a deteção de 129 casos de lesões malignas e de 168 lesões potencialmente malignas. No total, já beneficiaram do programa 5.518 utentes.

A taxa de utilização dos cheques biópsia tem vindo a subir desde o primeiro ano do programa e atingiu os 93,3%. No ano passado e até ao final de dezembro tinham sido utilizados 920 dos 986 cheques biópsia emitidos.

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, considera que “o PIPCO veio colmatar uma grave lacuna no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e está a permitir salvar vidas, uma vez que o cancro oral tem uma das taxas de mortalidade mais elevadas. O cancro oral é tratável se for detetado precocemente, o que não acontecia até aqui, sobretudo em grupos de risco, nomeadamente fumadores”.

O número de cheques diagnóstico tem vindo a aumentar todos os anos, tendo passado de 2.402 em 2014 para 4.175 no ano passado.

 

5 Fevereiro 2018
Atualidade

Notícias relacionadas

Goldentav comemora 17 anos de história

“17 anos de história a construir parcerias que transformam sorrisos” é o mote da Goldentav para este aniversário. Fundada em 2008 por Pedro Taveira, a empresa tem trilhado um caminho sólido e focado em soluções para os laboratórios de prótese dentária em Portugal.

Ler mais 27 Fevereiro 2025
Atualidade

DentalCastro de parabéns

O laboratório DentalCastro, liderado por Francisco Castro, celebrou em janeiro 24 anos de “dedicação, inovação e excelência no setor da prótese dentária”.

Ler mais 19 Fevereiro 2025
Atualidade

Dentsply Sirona entre as empresas mais verdes da América

A Dentsply Sirona foi nomeada uma das “America's Greenest Companies 2025” pelo segundo ano na mais recente classificação da Newsweek, que reconhece as 500 maiores empresas dos EUA pelo seu empenho em reduzir o seu impacto ambiental.  

Ler mais 17 Fevereiro 2025
Atualidade