“A maior vantagem do denturismo é para o paciente”

Imagem da notícia: “A maior vantagem do denturismo é para o paciente”

Apesar de ainda ilegal em Portugal, a classe de profissionais denturistas na Suíça é já uma realidade. Não havendo ainda enquadramento legal específico para esta profissão no nosso país, a LabPro entrevistou Urban Christen-Méndez, executive board member da IFD – Federação Internacional de Denturistas, por forma a perceber os contornos legais e formativos desta classe emergente.

LabPro: Em Portugal, o denturismo ainda não é legal, ao contrário do que já acontece na Suíça. Na sua opinião, o que acrescenta o trabalho dos denturistas, ao contrário de um técnico de prótese dentária?

Urban Christen-Méndez: A maior vantagem é, como já referi, para o paciente. Ele receberá a prótese apenas de uma mão. Isso significa que o denturista, como clínico, vê o paciente, a cavidade oral e conhece os seus problemas específicos. Pode incluir todos esses parâmetros no trabalho de prótese de laboratório sem perda de informações. Devido à sua formação em assuntos relevantes anatómicos e psicossociais, bem como pela sua experiência técnica, o denturista forma a combinação ideal, proporcionando o melhor resultado para o paciente.

Saiba tudo sobre este conceito na entrevista completa da LabPro32.

8 Junho 2018
Entrevistas

Notícias relacionadas