Tiago Santos: Covid-19 e o impacto na prótese dentária

Imagem da notícia: Tiago Santos: Covid-19 e o impacto na prótese dentária

O técnico de prótese dentária Tiago Santos partilha com a LabPro qual será o impacto da Covid-19 no setor. “O Mundo em que vivemos está cada vez mais VICA, ou seja, volátil, devido às mudanças frequentes, incerto pelo caráter imprevisível dos acontecimentos, complexo, tendo em conta multiplicidade de fatores interconectados e ambíguo, relacionado com situações que provocam dúvidas e até mesmo incertezas. Esta pandemia, vem-nos ‘recordar’ isso mesmo! Em qualquer situação de crise, seja ela sanitária, como esta, ou financeira, como a que vivemos num passado recente e provavelmente iremos voltar a viver, há sempre alguns setores mais afetados, como foi agora o caso dos laboratórios de prótese, na sequência do fecho das clínicas dentárias. Por outro lado, mesmo nestas situações, também há novas oportunidades de negócio para as empresas cujas lideranças tenham capacidade de reformular estratégias, adaptando-se à nova realidade”. 

Diz ainda que “é fundamental sairmos da nossa zona de conforto, criar novos espaços de mercado, trabalhando com princípios inovadores. O facto de o setor ter estado parado quase dois meses e no regresso ter tido de fazer grandes ajustes nos procedimentos operacionais, só isso, já teve um grande impacto. E, no caso da prótese dentária, esse impacto vai-se prolongar pelo menos até ao final do verão, sobretudo ao nível da prótese sobre implantes, mesmo que as clínicas não voltem a ter que fechar. Este ‘novo normal’ de utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) nos consultórios dentários, tem um impacto negativo no ritmo das consultas. Essa redução de produtividade irá ter obrigatoriamente impacto na faturação e no volume de trabalho enviado para o laboratório. Nesta situação, em meu entender, só há três saídas para o laboratório: lançar novos produtos ou serviços, captar novos clientes, que tragam mais trabalho e/ou reduzir os custos fixos”.

Opinião completa em breve.

2 Junho 2020
Opinião

Notícias relacionadas

Uma visão da profissão à missão do setor

A opinião de Sara Martins, técnica de prótese dentária, na mais recente edição da sua revista profissional. Subscreva a revista LabPro 50 e tenha acesso a conteúdos exclusivos do setor.

Ler mais 19 Maio 2023
Opinião

Colocar a saúde oral na agenda de saúde global

Juan Manuel Frade, diretor geral da Align Technology na Península Ibérica, descreve num artigo de opinião como "as doenças da cavidade oral estão entre as doenças não transmissíveis mais comuns em todo o mundo".

Ler mais 11 Maio 2023
Opinião