“Quando chegamos ao mundo real as coisas são menos perfeitas”

Imagem da notícia: “Quando chegamos ao mundo real as coisas são menos perfeitas”

Bruno Borges, técnico de prótese dentária em entrevista à LabPro.

Antes da faculdade já tinha tido algum contacto com a área da prótese dentária?

Não, foi mesmo arriscar e ver se gostava. Na altura pensei “se não gostar do primeiro ano, consigo trocar por outra área”, tanto que o meu curso começou com mais de 60 pessoas e logo no segundo ano, 30 a 40 % das pessoas saíram, ou porque mudaram de curso, ou abandonaram por outros motivos. Depois de entrar num curso torna-se mais fácil mudar, devido a alguma compatibilidade que a instituição e o curso ofereciam. A minha ideia foi um pouco por aí.

Depois da academia, qual foi a primeira experiência profissional?

Um laboratório, um trabalho não remunerado que durou três meses. Foi como se tivesse sido um estágio. Felizmente, ou infelizmente, esta é uma área em que não basta ter só conhecimento teórico, é preciso ter conhecimento técnico e ter experiência prática. Um técnico, quando sai da faculdade, infelizmente não sai preparado para o mercado real. A maior parte do trabalho desenvolvido na faculdade é realizado em modelos standard. Quando chegamos ao mundo real as coisas são menos perfeitas, é necessário haver alguma adaptabilidade, é preciso ter destreza manual e isso requer prática. Nessa medida, fui ficando para aprender, para ajudar com coisas muito simples, ao mesmo tempo que tinha a possibilidade de espreitar outras possibilidades de trabalho mais consistentes.

Entrevista completa na LabPro 42.

28 Abril 2021
Atualidade

PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

C.A.S.O. Porto celebra 15 anos

O Centro de Apoio à Saúde Oral do Porto (C.A.S.O. Porto) celebrou um marco significativo neste mês, os 15 anos de dedicação à saúde oral e ao bem-estar da comunidade portuense.

Ler mais 27 Março 2024
Atualidade

Hoje é o dia da Daniela

Em dia aniversário, resolvemos desafiar a Daniela, jornalista na LabPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 26 Março 2024
Atualidade

SPEMD celebra Dia Mundial da Saúde Oral

A Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) celebrou o Dia Mundial da Saúde Oral 2024 com um foco especial na importância da acessibilidade aos cuidados de saúde oral. No passado dia 20 de março promoveu diversas ações de sensibilização para esta temática.

Ler mais 25 Março 2024
Atualidade