Stress e saúde oral: pandemia aumentou problemas

Imagem da notícia: Stress e saúde oral: pandemia aumentou problemas

Um inquérito realizado aos médicos dentistas dos Estados Unidos da América (EUA), revela que 71% dos inquiridos admite ter mais pacientes que tiveram bruxismo – uma subida em relação aos 60% no inquérito do outono de 2020.

A American Dental Association (ADA) indica que 63% dos inquiridos reportou um aumento de dentes com falhas e quebras, assim como 62% afirma que aumentaram os sintomas de disfunção temporomandibular.

“O aumento ao longo do tempo sugere que as condições relacionadas com o stresse se tornaram substancialmente mais prevalentes desde o início da pandemia da covid-19”, revela Marko Vujicic, vice-presidente do ADA Health Policy Institute.

“É mais importante do que nunca que as pessoas mantenham a sua saúde dentária, incluindo ir ao dentista regularmente para resolver quaisquer problemas que possam ter impacto a longo prazo”, argumenta o investigador.

De acordo com a publicação online Dental Tribune, a auscultação revela ainda que o volume de pacientes em média rondava os 81% quando comparado com os valores pré-pandémicos. Ao nível das equipas, os inquiridos responderam que 99% dos seus elementos tinham voltado a trabalhar.

Estes desafios financeiros, potencia medidas que estão a ser tomadas para manter a estabilidade financeira, como o aumento das taxas, uma das medidas mais comuns.

A telemedicina dentária foi praticada de alguma forma por mais de um terço dos inquiridos, nomeadamente para a triagem de casos de emergência e para consultas de cuidados pós-operatórios e de acompanhamento.

6 Maio 2021
Atualidade

PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

Ivoclar fortalece parceria com a vhf camfacture AG

A partir da atualização 8.09 do software vhf DENTALCAM, que está disponível desde março de 2024, o IPS e.max® CAD for PrograMill será aprovado para a fabricação de coroas, inlays, onlays, facetas e pontes de três elementos, até os segundos pré-molares, na máquina N4+.

Ler mais 24 Abril 2024
Atualidade

Ana Sofia Lopes concorre a bastonária da OMD

Sob o mote “Já é Tempo de dar Voz aos Médicos Dentistas”, Ana Sofia Lopes apresenta-se como “a médica dentista ideal para liderar a OMD num momento crucial para a profissão e para a saúde oral em Portugal”.

Ler mais 18 Abril 2024
Atualidade