“A prótese removível é o patinho feio da prótese dentária”

Imagem da notícia: “A prótese removível é o patinho feio da prótese dentária”

Maria de Lurdes Veiga Kraemer nasceu em Dume, Braga, mas cedo partiu para a Alemanha com os pais, onde tirou o curso profissional de técnica de prótese dentária por “mero acaso”. Em 1996 voltou a Portugal e criou o seu primeiro laboratório. Em 2004, aliou-se à Merz Dental para dar formação e fazer assessoria de produto. Numa conversa com a LabPro, a técnica de prótese dentária falou sobre a escolha profissional, o laboratório de prótese que tem com o marido, da colaboração com a Merz Dental, na qual dá formação, e da dificuldade da prótese removível se afirmar no mundo da prótese.

Ser técnica de prótese dentária foi a sua primeira opção profissional?

Não. Foi por mero acaso! Com os pais emigrados fui para a Alemanha, em 1977, onde continuei os estudos. Fiz o 10ºano. A minha vocação seria sempre ser enfermeira, mas na impossibilidade de o ser segui outro caminho. Através de um amigo dentista na família, consegui fazer um estágio de três meses na sua clínica de onde vieram os primeiros contactos com a prótese. Para mim na altura,foi algo muito estranho visto que o meu conhecimento com a prótese ser só de “os velhinhos andarem com dentaduras”. Depois de terminar o 10ºano e fazer uma visita a um laboratório de prótese super sofisticado, para ver se a profissão me dizia alguma coisa, acabei por gostar. E foi assim que eu caí na prótese! No início deparei-me com algumas dificuldades, porque eu estava há poucos anos na Alemanha, sabia falar pouco e tive que estudar muito.

A prótese dentária é uma paixão?

Eu caí na prótese quase de paraquedas, mas hoje adoro o que faço! Não mudava nada!

Dá formação em colaboração com a Merz Dental. Como surgiu a ideia de criar o curso “Montagem de prótese total, estética e funcional com o método TiF®”?

O curso de prótese na Alemanha é um curso muito prático, isto é: passamos quatro dias no laboratório e fazemos um dia de teoria na escola profissional. O método Gerber já nos é ensinado durante o curso. Mas em que consiste o método Gerber?

O professor Gerber desenvolveu este método, que nos ensina a fazer a análise dos modelos, isto é: olhar para o modelo e saber ler os índices que o próprio modelo tem e nos dizem onde colocar os dentes. No momento, este método seguiu e é desenvolvido e utilizado por Max Bosshart com quem a Merz Dental desenvolveu um dente, o Delta Form®, especificamente para este tipo de montagem, a montagem lingualizada. Em seguimento, a Merz Dental desenvolveu o método TiF® que dá para qualquer tipologia de dentes.

A ideia de trazer este curso para Portugal vem da necessidade de aplicar estes métodos que aqui não são usuais. Na minha opinião, seria algo a implantar já nas faculdades. Com estas formações tentamos trazer conhecimento aos nossos jovens e não só, que saem da faculdade com a ideia que só a prótese fixa é que é importante. Não nos podemos esquecer que a base da prótese é a prótese removível muco-suportada e parcial, (que é considerada o patinho feio da prótese). Na nossa formação com o método TiF® abordamos e aprendemos a analisar um modelo, segundo Gerber e montamos uma prótese total muco-suportada utilizando um dente semi ou total anatómico (Artegral®Life), seguindo o protocolo TiF®.

Qual é o principal objetivo do curso?

Um dos principais objetivos do curso é dar uma formação que os participantes não têm e incentivá-los a dedicarem-se também à prótese removível/implanto-suportada na área da resina.

Leia a entrevista completa na LabPro 43.

12 Agosto 2021
EntrevistasPrótese dentária

Notícias relacionadas

UltraThineer, a faceta dentária cosmética mais fina do mundo

Desenvolvidas em colaboração com a Universidade de Pequim, as facetas impressas em 3D da Boston Micro Fabrication (BMF) são "três vezes mais finas que as facetas tradicionais, requerem menos preparação por parte dos profissionais de Odontologia e ajudam a preservar o esmalte dos dentes".

Ler mais 28 Novembro 2023
Prótese dentária

“Oferecemos soluções digitais 360º aos nossos clientes”

Miguel Mendes, local manager da Upcera, guia-nos pelos corredores de uma marca internacional que se assume “inovadora, de confiança e em constante progresso”. A empresa asiática mostra-se “empenhada em fornecer serviços de alta qualidade” de produtos com certificados CE, FDA, ISO13485, CFDA, MDL e MFDS.

Ler mais 21 Novembro 2023
Entrevistas

Livro em braille de saúde oral entra no livro dos recordes

Publicado em 2022, o “Color Your World With Smile”, ganhou entrada no Malaysia Book of Records (MBR) como o primeiro livro de medicina dentária em braile do país para deficientes visuais. O livro serve como um instrumento de apoio para pessoas cegas de modo a valorizarem a sua saúde oral.

Ler mais 17 Novembro 2023
Prótese dentária