“A presença do ministro da saúde faz-nos encarar o futuro com expectativa”
Para Teresa Alves Canadas, presidente da comissão organizadora do 31º Congresso da OMD, “a presença do ministro da saúde, Manuel Pizarro, no congresso e as ideias que partilhou com a classe faz-nos encarar o futuro com expectativa quanto à definição de uma estratégia que coloque em ação a visão reformista para a medicina dentária portuguesa e para os cuidados de saúde oral dos portugueses”.
Quais os destaques ao nível do programa científico?
Este congresso teve como grande objetivo refletir sobre os desafios e metas estabelecidos pela OMS para a saúde oral na próxima década, nomeadamente o seu papel no contexto da saúde sistémica, bem como a necessária universalização do acesso a estes cuidados.
O programa científico, desenvolvido pela comissão científica, presidida pelo Prof. Doutor António Mata, foi idealizado e estruturado nesse sentido, disponibilizando aos congressistas uma formação abrangente, multidisciplinar e eclética. Os temas escolhidos foram de encontro ao tema central desta edição: a relação da medicina dentária com as outras especialidades médicas.
Desde os temas mais estruturantes e convencionais da medicina dentária, passando pelas áreas médicas que se interligam com a nossa profissão, pelas sessões socioprofissionais e pelos cursos, todos os temas foram abordados de forma a dar continuidade à agenda da OMD de colocar a saúde oral no centro do debate político. A presença do ministro da saúde, Manuel Pizarro, neste congresso e as ideias que partilhou com a classe faz-nos encarar o futuro com expectativa quanto à definição de uma estratégia que coloque em ação a visão reformista para a medicina dentária portuguesa e para os cuidados de saúde oral dos portugueses.
Leia a entrevista completa subscrevendo LabPro 49.
1 Fevereiro 2023
Entrevistas