Estudo revela que música ambiente reduz stress e melhora desempenho

Imagem da notícia: Estudo revela que música ambiente reduz stress e melhora desempenho

Um estudo piloto, realizado na Universidade da Finlândia Oriental, verificou que a utilização de música ambiente reduziu o stress dos estudantes de medicina dentária e melhorou o seu desempenho durante os exercícios pré-clínica de preparação dos dentes. Os resultados foram publicados no Journal of Dental Education.

Ouvimos música em quase todos os sítios onde vamos. A investigação sobre a música em vários ambientes tem apoiado os seus efeitos positivos nas emoções e no bem-estar. As provas também sugerem que a música de fundo pode promover o ensino e a aprendizagem e tem o potencial de aumentar a satisfação e a produtividade dos estudantes. No entanto, os dados sobre se a música ambiente tem influência nos níveis de ansiedade dos estudantes pré-clínica de medicina dentária durante a prática, ou se altera o seu desempenho, são escassos ou inexistentes. 

A aquisição de habilidades manuais e a competência processual é de vital importância na formação pré-clínica em medicina dentária. Mesmo as aptidões dentárias básicas, como a preparação e o polimento dos dentes, podem tornar-se difíceis nos novos ambientes cognitivamente exigentes em que os estudantes devem aprender a fazer a triagem e atuar. 

O presente estudo piloto prospetivo e transversal comparou o desempenho de 36 jovens estudantes de medicina dentária de um curso de cariologia durante exercícios de treino num laboratório de simulação sem música de fundo ou com música de fundo calma e de baixa intensidade. O objetivo era determinar se a música tem impacto na ansiedade, satisfação e desempenho dos estudantes de medicina dentária durante os exercícios.  

As perceções dos estudantes foram objeto de um inquérito e foram efetuadas medições quantitativas, assistidas por computador para analisar o seu desempenho.

O estudo revela que a satisfação geral dos alunos que trabalharam com música ambiente foi elevada. Verificou-se que a música reduz o stress e, ao mesmo tempo, aumenta a motivação para aprender e praticar.

Pode consultar o artigo completo em: https://doi.org/10.1002/jdd.13235.

Imagem de Napat Nnoppadolpaisal, Unsplash

31 Maio 2023
Atualidade

PUBLICIDADE
Montellano
PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

Dia Europeu do Técnico de Prótese Dentária

A oferta é dirigida aos sócios da Associação Portuguesa de Técnicos de Prótese Dentária, com dois bilhetes para o Open House Digital Lab Montellano, evento que se realiza a 22 de junho, no Museu Oriente, Lisboa.

Ler mais 7 Junho 2024
Atualidade

Feliz aniversário Paulo

Em dia de aniversário, resolvemos desafiar o Paulo, jornalista na LabPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 29 Maio 2024
Atualidade