Blocos de cerâmica de dissilicato de lítio em Cad-Cam

Imagem da notícia: Blocos de cerâmica de dissilicato de lítio em Cad-Cam

Artigo da autoria de Christian von Bukowski, publicado no jornal Dental Tribune Internacional. 

Os blocos de cerâmica de disilicato Cad-Cam para a produção de restaurações num único dente, como coroas e inlays, estão disponíveis no mercado há muito tempo. Estes destinam-se principalmente a consultórios dentários, mas os técnicos de prótese dentária também beneficiam do potencial das modernas cerâmicas de silicato Cad-Cam sob a forma de blocos. O GC Initial LiSi Block é uma cerâmica de dissilicato de lítio totalmente cristalizada para a produção de restaurações unitárias que, do ponto de vista estético, são intransigentes em muitos aspetos, mesmo para o olhar crítico de um técnico de prótese dentária. 

Há décadas que nós, como técnicos de prótese dentária, nos ocupamos intensamente da imitação de dentes naturais. É um dos nossos pontos de venda únicos e o nosso mérito pessoal é criar restaurações de cerâmica com arte que imitam o dente quase completamente na forma e na ótica da luz. Desde há alguns anos, a produção monolítica, com as suas inúmeras vantagens, tem sido objeto de interesse e dá frequentemente origem a uma dicotomia. Por um lado, privilegiamos a estratificação manual da cerâmica. Com grande atenção aos detalhes e às subtilezas da tecnologia de estratificação, podemos criar restaurações altamente estéticas que são difíceis de superar em termos de individualidade. Por outro lado, a produção monolítica é economicamente atrativa. Quer se utilize a prensagem ou o fabrico Cad-Cam, a produção monolítica está em concorrência com a técnica de estratificação, especialmente no que diz respeito a restaurações posteriores. As cerâmicas de silicato, em particular, têm um elevado potencial estético. 

Isto também é de interesse para os consultórios dentários, particularmente porque os blocos Cad-Cam feitos de cerâmica de silicato prometem a produção económica de coroas estéticas, inlays, etc. Para poderem reivindicar a produção de restaurações unitárias neste ambiente alterado, os técnicos de prótese dentária devem verificar o potencial dos materiais Cad-Cam modernos em forma de bloco e, se for útil, integrá-los no seu trabalho quotidiano. 

Uma alternativa encantadora para camadas 

Graças a uma produção económica e que poupa tempo, o laboratório mantém-se competitivo no domínio das restaurações unitárias. A cereja no topo do bolo é o facto de os técnicos de prótese dentária saberem como obter um pouco mais de uma restauração através dos seus conhecimentos específicos, da atenção aos detalhes e do trabalho manual; em todo o caso, esta deve ser a nossa reivindicação conciliatória como técnicos de prótese dentária, porque existem alternativas à técnica de estratificação para a produção de restaurações de cerâmica. No entanto, a fasquia elevada estabelecida pela técnica de estratificação continua a aplicar-se. 

A restauração monolítica deve satisfazer o olhar crítico do técnico de prótese dentária em todos os aspetos. Um material que cumpre este requisito é o GC Initial LiSi Block. Especialmente na região posterior, uma cerâmica de dissilicato de lítio totalmente cristalizada como o GC Initial LiSi Block (Fig. 1) representa uma alternativa encantadora à produção convencional. Em comparação com a zircónia, a versatilidade sem compromissos (região anterior ou posterior, monolítica ou estratificada), a elevada estética e a possibilidade de cimentação adesiva são convincentes no campo das restaurações de um só dente. A cerâmica, que se baseia na comprovada tecnologia de micronização de alta densidade, já conquistou o coração de muitos técnicos de prótese dentária como material de prensagem (GC Initial LiSi Press). Agora a história de sucesso continua com um bloco Cad-Cam.  

Artigo completo na LabPro 52.

13 Outubro 2023
Artigos Técnicos

PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

Artigo técnico de Mark Bultmann

Na fabricação de uma coroa de pilar híbrida, a seleção do material é fundamental. O material da estrutura deve proporcionar alta estabilidade, e possuir translucidez e uma aparência natural. O autor explica por que prefere o óxido de zircônio NexxZr T Multi (Sagemax) e como ele faz a ponte entre alta estética e exigências econômicas. 

Ler mais 21 Julho 2023
Artigos Técnicos