“A Cidade Digital é um marco diferenciador”

Imagem da notícia: “A Cidade Digital é um marco diferenciador”

No contexto do plano de ação para a educação digital promovido pela Comissão Europeia, a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL) obteve a adjudicação do projeto Cidade Digital.  O objetivo é “ampliar de forma significativa a exposição dos alunos do pré e pós-graduado a protocolos, instrumental e software para o diagnóstico, planeamento e execução da reabilitação oral pela via digital, cumprindo uma curva de aprendizagem cada vez mais necessária no exercício presente e futuro da profissão”.

Em que consiste o protocolo estabelecido entre a FMDUL e a Upcera? 

No âmbito do projeto Cidade Digital, a empresa Upcera será um dos vários parceiros que irá colaborar com a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL) nos próximos anos. Destacaria, acima de tudo, o hub da Cidade Digital como o fator verdadeiramente inovador e diferenciador no panorama do ensino da medicina dentária a nível nacional e internacional. A criação deste projeto em saúde oral parece-me singular e um marco diferenciador para a Universidade de Lisboa, gerando mais valias que perspetivamos irem muito além do ensino implementado. Neste projeto, pretende-se ampliar de forma significativa a exposição dos alunos do pré e pós-graduado a protocolos, instrumental e software para o diagnóstico, planeamento e execução da reabilitação oral pela via digital cumprindo uma curva de aprendizagem cada vez mais necessária no exercício presente e futuro da profissão. Tal irá acontecer em formação contínua pós-graduada, mas também pré-graduada, considerando não apenas medicina dentária, mas também os cursos em higiene oral e prótese dentária. 

De que forma a instalação patrocinada pela Upcera irá contribuir para a melhoria da formação dos alunos? 

Como referi, a parceria estabelecida com a empresa Upcera é apenas um dos vários complementos que contribui para ampliar os meios deste projeto. Um dos objetivos presentes da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa é consolidar a estratégia de transição curricular pré e pós-graduada para a vertente digital. Tal só é possível pela modernização dos espaços clínicos da FMDUL e a chegada em número considerável de ferramentas para o treino clínico dos alunos. Considerando o elevado investimento associado ao custo destes equipamentos, a existência deste tipo de parcerias permite-nos mais rapidamente conseguir estes objetivos. 

Entrevista completa na DentalPro 173. 

23 Outubro 2023
Destaque

PUBLICIDADE
Montellano
PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

Conheça os vencedores dos Prémios DentalPro SUPPLIER

Foi a 8 de março que a DentalPro reuniu os médicos dentistas que elegeram as empresas/marcas distinguidas com o Prémio DentalPro SUPPLIER 2024, assim como o melhor CEO. Foi selecionada uma vencedora por categoria, com exceção das categorias “Equipamentos” e “Mobiliário” em que foram distinguidas duas empresas/marcas.

Ler mais 21 Maio 2024
Destaque

Montellano realiza Open House Digital Lab

No dia 22 de junho, o Museu do Oriente, em Lisboa, vai receber o Open House Digital Lab Montellano. Entre as 9h30 e as 17h30 fique a par das tendências e das mais recentes novidades tecnológicas do mercado, através de palestras, apresentação de case studies e um showroom. 

Ler mais 1 Maio 2024
Destaque