“A Cidade Digital é um marco diferenciador”

No contexto do plano de ação para a educação digital promovido pela Comissão Europeia, a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL) obteve a adjudicação do projeto Cidade Digital. O objetivo é “ampliar de forma significativa a exposição dos alunos do pré e pós-graduado a protocolos, instrumental e software para o diagnóstico, planeamento e execução da reabilitação oral pela via digital, cumprindo uma curva de aprendizagem cada vez mais necessária no exercício presente e futuro da profissão”.
Em que consiste o protocolo estabelecido entre a FMDUL e a Upcera?
No âmbito do projeto Cidade Digital, a empresa Upcera será um dos vários parceiros que irá colaborar com a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL) nos próximos anos. Destacaria, acima de tudo, o hub da Cidade Digital como o fator verdadeiramente inovador e diferenciador no panorama do ensino da medicina dentária a nível nacional e internacional. A criação deste projeto em saúde oral parece-me singular e um marco diferenciador para a Universidade de Lisboa, gerando mais valias que perspetivamos irem muito além do ensino implementado. Neste projeto, pretende-se ampliar de forma significativa a exposição dos alunos do pré e pós-graduado a protocolos, instrumental e software para o diagnóstico, planeamento e execução da reabilitação oral pela via digital cumprindo uma curva de aprendizagem cada vez mais necessária no exercício presente e futuro da profissão. Tal irá acontecer em formação contínua pós-graduada, mas também pré-graduada, considerando não apenas medicina dentária, mas também os cursos em higiene oral e prótese dentária.
De que forma a instalação patrocinada pela Upcera irá contribuir para a melhoria da formação dos alunos?
Como referi, a parceria estabelecida com a empresa Upcera é apenas um dos vários complementos que contribui para ampliar os meios deste projeto. Um dos objetivos presentes da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa é consolidar a estratégia de transição curricular pré e pós-graduada para a vertente digital. Tal só é possível pela modernização dos espaços clínicos da FMDUL e a chegada em número considerável de ferramentas para o treino clínico dos alunos. Considerando o elevado investimento associado ao custo destes equipamentos, a existência deste tipo de parcerias permite-nos mais rapidamente conseguir estes objetivos.
Entrevista completa na DentalPro 173.
23 Outubro 2023
Destaque