Pop Up Lab: Tiago Santos
O que podemos esperar da prótese dentária no futuro próximo?
Relativamente a 2024, acho que o mercado da prótese dentária continuará a seguir o campo da digitalização, incluindo tudo o que é fluxo digital, nomeadamente impressoras, fresadoras, scanners dentários. Acredito que na parte das próteses removíveis, sejam elas acrílicas ou esqueléticas, há um grande caminho a percorrer, porque efetivamente a produção desse tipo de trabalhos em fluxo digital ainda é bastante onerosa. Penso que é nesse caminho que a prótese irá crescer.
As impressoras vão ficando cada vez mais importantes nos laboratórios. Com a entrada de novos players de impressão de metal, com os preços das impressoras e dos consumíveis para essas impressoras a começarem a cair, acredito que as resinas biocompatíveis também vão baixar de preço e a qualidade estética dessas resinas também irá melhorar.
No que toca à fresagem das próteses removíveis, também os blocos de fresagem, as suas técnicas e depois colagem – ou a técnica de fresagem da parte rosa com a parte branca -, ou seja, todo o processo vai amadurecer e os produtos vão ficar também mais competitivos, à semelhança do que aconteceu nas fresadoras, nas impressoras, assim como na zircónia, no dissilicato e no PMMA.
Fique por dentro do seu setor com a LabPro.
18 Janeiro 2024
Análise