Os desafios dos CEO’s para 2024

Imagem da notícia: Os desafios dos CEO’s para 2024

Nos últimos anos, líderes de várias instituições tiveram de lidar com uma pandemia global, cadeias de abastecimento interrompidas, guerra, inflação persistente e muitas outras perturbações. Qualquer uma destas situações é suficiente para inviabilizar a agenda de um CEO.

Superar a concorrência com tecnologia

A forma como as empresas navegam no mundo da tecnologia para alcançarem uma vantagem competitiva sustentável é o desafio empresarial que define o nosso tempo. Para sermos justos, este desafio não é novo. Mas é um desafio cada vez mais premente, com profundas implicações na forma como as empresas navegam num mundo onde o digital e a IA estão a remodelar fundamentalmente a maneira como trabalhamos e vivemos. As empresas compreendem que precisam de enfrentar o desafio, mas a maioria delas está a ter dificuldades. A pesquisa da McKinsey mostra que, embora 90% das empresas tenham lançado algum tipo de transformação digital, apenas um terço dos benefícios de receita esperados, em média, foi realizado.

A transição energética: o tempo é curto

Net zero é um objetivo ambicioso que se aplica a toda a organização e à sua cadeia de valor. Isso significa cortar as emissões indiretas de carbono desde os fornecedores até aos usuários finais, um feito complexo num mundo no qual as empresas não controlam toda a sua cadeia de valor. Até à data, os governos e as empresas têm feito um trabalho admirável no desenvolvimento e na implementação de tecnologias climáticas, mas é necessária uma aceleração significativa para atingir os objetivos de emissões nulas – e evitar os efeitos mais terríveis das alterações climáticas.

Qual é o superpoder da empresa?

Os diretores executivos, tal como toda a gente, sofrem do paradoxo da escolha. As empresas têm uma infinidade de iniciativas e planos, todos com a promessa de “transformar” a organização e proporcionar proveitos financeiros atrativos. Mas como é que um CEO pode estabelecer prioridades e fazer escolhas? Segundo o artigo da McKinsey, a resposta pode estar no facto de se concentrar na única capacidade institucional que o pode destacar do resto. Numa palavra, os CEO’s e as suas empresas devem procurar construir um superpoder. Aliás, se pensarmos em qualquer empresa que admiramos, é provável que consigamos enumerar um ou dois superpoderes que a tornam excecionalmente bem-sucedida.

Leia mais na revista LabPro 54.

12 Fevereiro 2024
Análise

Notícias relacionadas

Cuidados de higiene oral em Portugal

De acordo com um relatório internacional sobre os cuidados de higiene oral em Portugal em 2023, o valor das vendas a retalho aumentou 5% em termos correntes para 203 milhões de euros. Esta é, entre outras, uma das principais conclusões do estudo.

Ler mais 13 Janeiro 2025
Análise

Top 100: laboratórios de prótese dentária em 2023

A LabPro publica, pela primeira vez, o TOP 100 dos laboratórios de prótese dentária em Portugal com maior volume de negócio em 2023. Nesta edição peculiar, expomos os resultados financeiros destas empresas e incluímos as opiniões de alguns profissionais do setor, que partilharam connosco as suas perspetivas sobre o período analisado. 

Ler mais 17 Dezembro 2024
Análise