Como superar os desafios e ter sucesso?

Imagem da notícia: Como superar os desafios e ter sucesso?

Uma nova perspetiva sobre a macroeconomia

Quase quatro anos depois de a Covid-19 ter reescrito a história, alguns diretores executivos continuam à espera de certezas macroeconómicas. É pouco provável que isso aconteça – e não há problema. As empresas líderes tiram partido da incerteza: avaliam a sua apetência pelo risco e investem perto do final dos ciclos. A maioria recorre ao planeamento de cenários, até porque o exercício revela normalmente as principais ações que as empresas devem tomar, independentemente da tendência da economia. Faz sentido que os líderes empresariais de qualquer tipo de negócio estabeleçam as bases para um futuro potencialmente diferente e estejam prontos para operar sob incerteza.

Aprenda a amar as chefias intermédias

São atividades essenciais que uma empresa realiza (como vendas, gestão e compras, marketing e relações-públicas), mas que podem mudar, ou melhorar, para construir uma vantagem competitiva. Trata-se de um conjunto integrado de pessoas, processos e tecnologia que cria valor ao ajudar a empresa a fazer algo melhor do que os concorrentes de forma consistente.

Geopolítica: superar as probabilidades

O planeamento de cenários está de volta. Os cisnes negros são comumente conhecidos como eventos imprevisíveis e de alto impacto, desde a implosão política de uma grande economia, a remoção forçada de um líder ou governo, um conflito militar regional significativo, um evento climático sem precedentes que resulta em vítimas em massa, ondas de migração e fome, até outra pandemia. Esta compreensão permite aos decisores pensar de forma ampla, criativa e deliberada.

Conheça ainda as “dez regras do crescimento” ao subscrever a revista LabPro 64.

12 Abril 2024
Publicações

PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

A LabPro 54 no seu laboratório

Apresentamos 64 páginas dedicadas ao universo fascinante da prótese dentária, navegando por temas da atualidade e que moldam a profissão, numa edição já disponível para subscrição.

Ler mais 21 Março 2024
Publicações

TOP 600: clínicas dentárias em 2022

A DentalPro, “irmã” da LabPro, volta a publicar a rubrica que apresenta as clínicas de medicina dentária em Portugal (CAE 8623 – atividades de medicina dentária e odontologia) com maior volume de negócio. A amostra analisada assenta em 600 empresas e os dados dizem respeito a 2022 (algumas clínicas apresentam ainda dados de 2020 e 2021). 

Ler mais 1 Março 2024
Publicações