Como superar os desafios e ter sucesso?
Uma nova perspetiva sobre a macroeconomia
Quase quatro anos depois de a Covid-19 ter reescrito a história, alguns diretores executivos continuam à espera de certezas macroeconómicas. É pouco provável que isso aconteça – e não há problema. As empresas líderes tiram partido da incerteza: avaliam a sua apetência pelo risco e investem perto do final dos ciclos. A maioria recorre ao planeamento de cenários, até porque o exercício revela normalmente as principais ações que as empresas devem tomar, independentemente da tendência da economia. Faz sentido que os líderes empresariais de qualquer tipo de negócio estabeleçam as bases para um futuro potencialmente diferente e estejam prontos para operar sob incerteza.
Aprenda a amar as chefias intermédias
São atividades essenciais que uma empresa realiza (como vendas, gestão e compras, marketing e relações-públicas), mas que podem mudar, ou melhorar, para construir uma vantagem competitiva. Trata-se de um conjunto integrado de pessoas, processos e tecnologia que cria valor ao ajudar a empresa a fazer algo melhor do que os concorrentes de forma consistente.
Geopolítica: superar as probabilidades
O planeamento de cenários está de volta. Os cisnes negros são comumente conhecidos como eventos imprevisíveis e de alto impacto, desde a implosão política de uma grande economia, a remoção forçada de um líder ou governo, um conflito militar regional significativo, um evento climático sem precedentes que resulta em vítimas em massa, ondas de migração e fome, até outra pandemia. Esta compreensão permite aos decisores pensar de forma ampla, criativa e deliberada.
Conheça ainda as “dez regras do crescimento” ao subscrever a revista LabPro 64.
12 Abril 2024
Publicações