Os fluxos de trabalho digitais nas reabilitações em zircónia

Imagem da notícia: Os fluxos de trabalho digitais nas reabilitações em zircónia

Por DT Simone Maffei e Dr. Filippo Menini

Hoje em dia, os fluxos de trabalho digitais em prótese dentária estão bem estabelecidos e muitos laboratórios dentários modernos já adotaram a opção de produzir restaurações monolíticas ou restaurações com um corte mínimo para microcamadas num ambiente totalmente digital.

A difusão das tecnologias digitais e a disponibilidade de novos materiais restauradores com propriedades estéticas melhoradas aumentaram a popularidade desta técnica entre os técnicos de prótese dentária. Esta forma de trabalhar oferece vantagens consideráveis ​​para os procedimentos diários, a começar pela melhoria das formas de comunicação entre o clínico e o técnico dentário. Por exemplo, agora é possível visualizar e avaliar moldagens com toda a equipe de tratamento, incluindo o técnico dentário, quase instantaneamente após a obtenção da moldagem – e sem que ninguém precise sair do consultório.

Além das opções avançadas de comunicação, as tecnologias digitais permitiram-nos utilizar materiais que de outra forma não poderiam ser processados, como a zircónia e os compósitos híbridos. Como consequência, muitos materiais inovadores conquistaram o mercado e isso abriu a possibilidade de selecionar sempre o que é perfeitamente adequado para cada situação clínica específica. Adaptar-se a essas tendências é absolutamente essencial para quem deseja atender às crescentes demandas do dentista moderno.

As restaurações monolíticas oferecem inúmeras vantagens clínicas e técnicas. Com grande parte do processo realizado por máquinas, eles realmente racionalizam os procedimentos. O desafio resultante desta simplificação, no entanto, reside na obtenção de uma estética excelente.

Trabalhar com fluxos de trabalho digitais permitiu-nos alargar o âmbito de ação do laboratório moderno, permitindo uma colaboração praticamente sem esforço com médicos a centenas ou milhares de quilómetros de distância. O caso apresentado a seguir é um exemplo perfeito: Em nosso laboratório dentário em Modena, produzimos duas coroas anatômicas feitas de zircônia KATANA™ para um paciente que precisava de uma combinação de tratamento restaurador direto e indireto a ser realizado pelo Dr. Filippo Menini em Belluno , cerca de 300 km a noroeste. Toda a comunicação e coordenação entre consultório e laboratório foi realizada remotamente e sem que víssemos o paciente.

O artigo completo pode ser lido aqui.

Imagem: KURARAY NORITAKE

19 Abril 2024
Análise

PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas