TOP 600 das clínicas dentárias
O ano em análise foi de crescimento para o setor da medicina dentária. De acordo com os dados obtidos através da SABI Informa, o volume de negócio exibido pelo conjunto das 4.259 empresas que apresentaram os seus resultados financeiros entre 2020 e 2022 ascendeu os mil milhões de euros (1.300 milhões de euros).
A medicina dentária é, sem dúvida, um setor pujante da economia nacional. A quantidade de clínicas e o número de médicos dentistas em atividade tem aumentado em Portugal ao longo da última década, sendo que, atualmente, o país possui um rácio de um médico dentista por 814 habitantes, número que está a afastar-se cada vez mais da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Caracterização do setor em 2022
Do universo das 600 clínicas dentárias analisadas, podemos observar que Lisboa é a localização predominante, com 26% das empresas a terem a sua sede social neste distrito. Seguem-se os distritos do Porto (17%), Setúbal e Braga (8%) e Aveiro (6%). No que diz respeito à dimensão, a nossa amostra expõe uma supremacia de micro e pequenas empresas, com 583 clínicas incluídas nesta categoria. 17 clínicas têm o estatuto de média empresa e, dentro do TOP 600, não há clínicas consideradas como grande empresa.
Quanto à idade das clínicas dentárias em Portugal, verificamos que a maior fatia tem entre dois e cinco anos (217), o que significa que temos um setor bastante jovem. Apenas 33 empresas têm entre 16 e 25 anos ou mais. Por fim, ao nível da performance financeira, são as clínicas localizadas em Lisboa que revelam o maior volume de negócio (31% do total). O Porto surge em segundo lugar (com 11%) e Matosinhos em terceiro (com 4%).
Se quiser aceder ao Top 600, adquira a revista através deste link.
11 Junho 2024
Publicações