Diabetes mal controlada expõe três vezes mais à periodontite

Imagem da notícia: Diabetes mal controlada expõe três vezes mais à periodontite

Os diabéticos mal controlados estão três vezes mais expostos à periodontite, sendo que estas duas doenças combinadas aumentam para o triplo o risco por mortalidade cardio-renal, noticia o Europapress, citando, respetivamente, um estudo da National Health and Nutrition Survey, realizado nos EUA, e o especialista Héctor Casanovas, membro da Sociedade Espanhola de Periodontia e Osseointegração.

A periodontite leva a uma “resposta inflamatória exacerbada” face às bactérias presentes nas gengivas, acabando estas por “destruir o tecido que suporta os dentes”, sublinha Casanovas, explicando ainda que as doenças das gengivas nos diabéticos estão associadas a um pior controlo do nível de açúcar.

2 Janeiro 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Vita Ibérica no VII Congresso APTPD

Como um dos patrocinadores do evento, a Vita Ibérica notou desde cedo a “recetividade” e a “possibilidade de participar” em mais um congresso. Luís Pinela, instrutor técnico da empresa em Portugal, vê com “agrado” a retoma presencial do evento, num “apoio desde a primeira edição”, o que se reflete numa “mais-valia” para o evento.

Ler mais 27 Setembro 2022
AtualidadeEventos e formaçãoPrótese dentária