Já é possível criar lágrimas e saliva artificiais

Imagem da notícia: Já é possível criar lágrimas e saliva artificiais

Cientistas japoneses conseguiram criar em laboratório glândulas salivares e lacrimais em roedores.

Os investigadores ponderam que este avanço na ciência possa tratar doenças como xerose corneal (olho seco) e a xerostomia (boca seca).

A equipa de Takashi Tsuji, líder da investigação da Universidade de Ciências de Tóquio, transplantou estas glândulas produtoras criadas em laboratório nos animais, que se ligaram com sucesso ao tecido adjacente e às fibras nervosas.

Os cientistas afirmaram que as glândulas prevaleceram 18 meses nos ratos, que corresponde a um período de longo prazo.

21 Outubro 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Goldentav comemora 17 anos de história

“17 anos de história a construir parcerias que transformam sorrisos” é o mote da Goldentav para este aniversário. Fundada em 2008 por Pedro Taveira, a empresa tem trilhado um caminho sólido e focado em soluções para os laboratórios de prótese dentária em Portugal.

Ler mais 27 Fevereiro 2025
Atualidade

DentalCastro de parabéns

O laboratório DentalCastro, liderado por Francisco Castro, celebrou em janeiro 24 anos de “dedicação, inovação e excelência no setor da prótese dentária”.

Ler mais 19 Fevereiro 2025
Atualidade

Dentsply Sirona entre as empresas mais verdes da América

A Dentsply Sirona foi nomeada uma das “America's Greenest Companies 2025” pelo segundo ano na mais recente classificação da Newsweek, que reconhece as 500 maiores empresas dos EUA pelo seu empenho em reduzir o seu impacto ambiental.  

Ler mais 17 Fevereiro 2025
Atualidade