Prótese Dentária discutida em Amarante
A 10 de maio, o anfiteatro do Centro Cultural de Amarante recebeu o evento “Atualidade da Prótese Dentária”, organizado pelo laboratório Dentalbasto do grupo Clínica Dr. Rui Monterroso.
Para além do programa de grande qualidade, do agrado dos cerca de 150 profissionais presentes, o encontro pretendeu ser um ponto de debate entre todos. Desta forma, depois da recolha de alguns dados estatísticos, procedeu-se à leitura dos mesmos no final das apresentações.
O inquérito propriamente dito pretendeu responder à questão: Qual é o fator que tem maior importância para a futura melhoria da qualidade dos trabalhos de prótese dentária? As respostas, essas, foram claras.
Para a grande maioria dos presentes (88), o principal é a existência de uma maior e melhor interação profissional entre o técnico de prótese e o médico dentista, para que, de forma antecipada, possam planear a execução dos trabalhos, garantindo a melhor qualidade dos mesmos. Em segundo lugar, com 24 das preferências, evidenciou-se a resposta relacionada com os novos sistemas e equipamentos (como o CAD/CAM), que possam produzir trabalhos com maior precisão técnica.
Por fim, apenas com dois votos a favor, surgiu a melhoria nos materiais aplicados na produção, de forma a obter trabalhos com melhor qualidade estética e funcional.
Estes temas foram depois debatidos no final do evento, numa sessão protagonizada por Rui Monterroso, médico dentista responsável pela clínica a que empresta o nome, e Joaquim Novais, técnico de prótese dentária do laboratório Dentalbasto, afirmando mesmo que “a Prótese Dentária é considerada o bastidor da Medicina Dentária, é algo que não se vê e, no entanto, a relação entre os dois profissionais – dentista e protésico – é fundamental”.
A equipa da LabPro falou, posteriormente, com alguns técnicos de prótese e a opinião dominante recaiu na importância de uma grande interação entre médico dentista e técnico de prótese dentária.
Veja alguns dos testemunhos na LabPro 15, aqui.
24 Setembro 2014
Eventos e formação