Fernando Rojas no XXIII Congresso OMD
A Prótese Dentária esteve em destaque no XXIII Congresso da OMD, com a apresentação do colombiano Fernando Rojas.
Trata-se de um dos maiores nomes a nível mundial da reabilitação protética, que interligou a vertente prática da prótese à clínica, com duas palestras de elevado rigor científico.
A primeira parte da manhã de sexta foi ocupada com “A regra biológica 3A-2B para melhorar a estética e função em implantologia oral”, uma apresentação mais clínica, na qual Fernando Rojas explicou o quanto importante era assegurar a integração biológica da restauração de tecidos duros e moles, recorrendo ao método 3ª-2B Radiographic Biological Ruler.
Relativamente à segunda parte, o especialista deu a conhecer a “Colocação imediata maxilar e carga imediata: o protocolo ‘Most Apical Buccal Bone Level (MABBL). Uma referência em reabilitação estética, que visa sobretudo simplificar o plano de tratamento e evitar a necessidade de enxertos, em casos mais complexos.
“O foco das minhas apresentações cingiu-se essencialmente em mostrar um protocolo, para integrar a prótese na cirurgia e na biologia. Neste caso, é elevada à condição de guia e indicador. Houve ainda oportunidade para mostrar em que consiste a zircónia monolítica, as vantagens sobre toda a estética e a integração com técnicas de implantes”, resumiu-nos Fernando Rojas-Vizcaya, na sala 1 da Exponor, no Porto.
12 Novembro 2014
Atualidade