Fernando Rojas no XXIII Congresso OMD

Imagem da notícia: Fernando Rojas no XXIII Congresso OMD

A Prótese Dentária esteve em destaque no XXIII Congresso da OMD, com a apresentação do colombiano Fernando Rojas.

Trata-se de um dos maiores nomes a nível mundial da reabilitação protética, que interligou a vertente prática da prótese à clínica, com duas palestras de elevado rigor científico.

A primeira parte da manhã de sexta foi ocupada com “A regra biológica 3A-2B para melhorar a estética e função em implantologia oral”, uma apresentação mais clínica, na qual Fernando Rojas explicou o quanto importante era assegurar a integração biológica da restauração de tecidos duros e moles, recorrendo ao método 3ª-2B Radiographic Biological Ruler.

Relativamente à segunda parte, o especialista deu a conhecer a “Colocação imediata maxilar e carga imediata: o protocolo ‘Most Apical Buccal Bone Level (MABBL). Uma referência em reabilitação estética, que visa sobretudo simplificar o plano de tratamento e evitar a necessidade de enxertos, em casos mais complexos.

“O foco das minhas apresentações cingiu-se essencialmente em mostrar um protocolo, para integrar a prótese na cirurgia e na biologia. Neste caso, é elevada à condição de guia e indicador. Houve ainda oportunidade para mostrar em que consiste a zircónia monolítica, as vantagens sobre toda a estética e a integração com técnicas de implantes”, resumiu-nos Fernando Rojas-Vizcaya, na sala 1 da Exponor, no Porto.

12 Novembro 2014
Atualidade

Notícias relacionadas

APORMED com novos órgãos sociais para 2026-2028

A Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED) voltou a eleger Antonieta Lucas como presidente da direção para o triénio 2026-2028. A cerimónia pública de tomada de posse dos novos órgãos sociais, a 22 de junho, contou com participação de cerca de 80 pessoas.

Ler mais 29 Junho 2026
Atualidade

Junho assinala o European Dental Technicians Day

Celebrado anualmente na primeira sexta-feira de junho por iniciativa da Federação Europeia de Associações Profissionais de Técnicos de Prótese Dentária (FEPPD), o European Dental Technicians Day 2026 assinalou-se no dia 5.

Ler mais 17 Junho 2026
Atualidade