“Um por todos – moldes eficientes mais fáceis”
Artigo técnico de Joaquim Moch.
A tecnologia avança rapidamente, sobretudo na área dos implantes protésicos e nas relacionadas com qualquer estrutura produzida através de CAD/CAM.
Apesar disto, e embora o objetivo do CAD/CAM seja criar um produto do início ao fim através de computador e de uma fresadora, as técnicas manuais de moldagem, onde a estrutura é digitalizada e depois fresada, são ainda as mais utilizadas.
Este mecanismo de trabalho – modelagem, digitalização e fresagem – é, na generalidade, uma nova abordagem, mas os materiais disponíveis como as ceras de modelagem ou as resinas líquidas não conseguiram acompanhar esta nova tecnologia.
É necessária muita perícia e experiência para produzir estruturas de encaixe perfeito com estes materiais, próteses que sejam precisas o suficiente para cumprir os requisitos necessários para um implante e para evitar as despesas de repetição do processo em CAD/CAM.
Para ultrapassar estas limitações e tornar a modelagem eficiente e fácil para todo o tipo de casos e para técnicos com diferentes níveis de experiência, foi criado um novo composto universal de modelagem – o “primopattern”.
O “primopattern”é um componente de fotopolimerização, que está disponível em pasta e gel de moldagem.
Sendo um composto universal feito à base de resina, o “primopattern” é concebido para uma série de utilizações diferentes dentro da tecnologia dentária.
Funciona muito bem em diferentes áreas da implantologia, nas cerâmicas (CAD/CAM, fresamento), na transferência e verificação da mordida, nas restaurações fixas e móveis e em todo o tipo de fixações e bloqueios. Como gel de moldagem, o “primopattern” é aplicado diretamente com a seringa.
Como pasta o material tem uma consistência argilosa, o que permite que seja facilmente moldável, de fácil aplicação e ajustamento.
O “primopattern” atua em todas as unidades convencionais de fotopolimerização e solidifica completamente, mesmo nas camadas mais espessas.
Em detalhe, o “primopattern” LC é usado nas seguintes áreas da medicina dentária:Em implantologia, para estruturas para moldagem ou “scanning” de:
•pilares
•barras
•super-estruturas
•Estruturas terciárias sobre estruturas de Galvano
Leia o artigo na íntegra na LabPro 9, aqui.
20 Novembro 2014
Atualidade