“Uma liderança está ligada à autoridade e não ao poder”

Imagem da notícia: “Uma liderança está ligada à autoridade e não ao poder”

Moisés Rocha, na sua mais recente crónica na LabPro, colocou a questão da legitimidade efetiva aplicada às associações de Prótese Dentária.

“Calcula-se que existam cerca de 3.500 ou mais profissionais da prótese dentária; têm as associações como sócios uma maioria destes profissionais? Tenho a certeza que não. Coloca-se então a questão de legitimidade efetiva. As direções foram eleitas legitimamente de entre os seus associados, certo. Têm lutado pelos interesses duma profissão mesmo por aqueles que não são sócios, certo. Não haverá necessidade de pensar o porquê de uma representação tão mínima, quase insignificante de menos de 10%? Alguns fatores não estão a ser tidos em conta para tal situação acontecer, daí este meu apelo à união da classe e das associações que nos “representam”. Não estará na altura de mostrar aos de fora como nos unimos internamente? O que queremos para o futuro? Para onde nos levará mais esta “conversa da treta” que todos nós temos tido e nada é feito? Estamos à espera que outros venham fazer por nós aquilo que não fomos capazes de fazer? Uma liderança está ligada à autoridade e não ao poder (capacidade de se atingir os objetivos dum coletivo). Assim, é premente que se defina um caminho para a profissão antes que se venda a alma ao diabo”.

Leia o artigo na íntegra na LabPro 17, aqui.

7 Janeiro 2015
Atualidade

Notícias relacionadas

Goldentav atinge maioridade

A Goldentav comemora 18 anos reforçando o crescimento sustentado desde a fundação em 2008 em Baguim do Monte. Inicialmente focada em consumíveis para laboratórios de prótese dentária, a empresa expandiu-se para equipamentos e formação técnica contínua.

Ler mais 12 Maio 2026
Atualidade

OMD pede “execução urgente” do programa de saúde oral

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) iniciou esta terça-feira, 7 de abril, uma série de reuniões com vários grupos parlamentares na Assembleia da República, a fim de apresentar o “Manifesto para a Saúde Oral em Portugal – Da promessa à execução”.

Ler mais 8 Abril 2026
Atualidade