“Uma liderança está ligada à autoridade e não ao poder”

Imagem da notícia: “Uma liderança está ligada à autoridade e não ao poder”

Moisés Rocha, na sua mais recente crónica na LabPro, colocou a questão da legitimidade efetiva aplicada às associações de Prótese Dentária.

“Calcula-se que existam cerca de 3.500 ou mais profissionais da prótese dentária; têm as associações como sócios uma maioria destes profissionais? Tenho a certeza que não. Coloca-se então a questão de legitimidade efetiva. As direções foram eleitas legitimamente de entre os seus associados, certo. Têm lutado pelos interesses duma profissão mesmo por aqueles que não são sócios, certo. Não haverá necessidade de pensar o porquê de uma representação tão mínima, quase insignificante de menos de 10%? Alguns fatores não estão a ser tidos em conta para tal situação acontecer, daí este meu apelo à união da classe e das associações que nos “representam”. Não estará na altura de mostrar aos de fora como nos unimos internamente? O que queremos para o futuro? Para onde nos levará mais esta “conversa da treta” que todos nós temos tido e nada é feito? Estamos à espera que outros venham fazer por nós aquilo que não fomos capazes de fazer? Uma liderança está ligada à autoridade e não ao poder (capacidade de se atingir os objetivos dum coletivo). Assim, é premente que se defina um caminho para a profissão antes que se venda a alma ao diabo”.

Leia o artigo na íntegra na LabPro 17, aqui.

7 Janeiro 2015
Atualidade

Notícias relacionadas

Fevereiro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de fevereiro de 2021, segundo dados do Google Analytics.

Ler mais 1 Março 2021
Atualidade

Bom Carnaval

Apesar das circunstâncias, a equipa da LabPro deseja a todos os leitores e seguidores um ótimo Carnaval.

Ler mais 16 Fevereiro 2021
Atualidade