“… Existe uma história”

Imagem da notícia: “… Existe uma história”

Excerto do artigo de opinião de Moisés Rocha.

“Não se pode dissociar a cultura dum povo na sua forma de atuar, agimos como somos, como fomos educados e como fomos geridos, hoje somos tudo isto e pagamos um preço alto. Um país onde a cultura era do “desenrasca” já não vale mais, existem regras e normas a cumprir. Quando se queria aceder à profissão, entrava-se para um laboratório como aprendiz (em alguns casos pagava-se para aprender), começava na limpeza e secção de gesso a vazar os modelos, colocação em oclusor, muflagem, etc., à medida que ia tomando conhecimento das técnicas e do funcionamento do laboratório, poderia ou não evoluir para outras áreas; evoluindo, este começava a fazer trabalhos de banca, montagens de dentes, consertos, rebases, etc.; estaria no “pronto” a ser chamado de protésico dentário”.

Saiba mais na LabPro 14!

21 Maio 2015
Atualidade

Notícias relacionadas

APORMED com novos órgãos sociais para 2026-2028

A Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED) voltou a eleger Antonieta Lucas como presidente da direção para o triénio 2026-2028. A cerimónia pública de tomada de posse dos novos órgãos sociais, a 22 de junho, contou com participação de cerca de 80 pessoas.

Ler mais 29 Junho 2026
Atualidade

Junho assinala o European Dental Technicians Day

Celebrado anualmente na primeira sexta-feira de junho por iniciativa da Federação Europeia de Associações Profissionais de Técnicos de Prótese Dentária (FEPPD), o European Dental Technicians Day 2026 assinalou-se no dia 5.

Ler mais 17 Junho 2026
Atualidade