Perda de dentes pode ser evitada com vidro bioativo

Imagem da notícia: Perda de dentes pode ser evitada com vidro bioativo

Vidro bioativo pode ser alternativa eficiente para fazer perdurar os enchimentos dentários e prevenir a perda de dentes. Na síntese, este material visa impedir a permanência de bactérias nas cavidades dentárias e, assim, impedir o surgimento de cáries.

Jamie Kruzic, professor no Oregon State University College of Engineering, indicou ao Daily Mail que “este material está a começar a ser utilizado na medicina dentária mas pesquisas revelam que é muito promissor para enchimentos dentários”. Aponta ainda que os “recentes casos de cárie dentária demarcam-se por se iniciarem no interior de um enchimento e do dente, denominada cárie secundária”.

O vidro bioativo é composto por óxido de silicone, óxido de cálcio e óxido de fósforo, como ainda outros componentes, que totalizam um vidro pulverizado. A influência antibacteriana deste composto provém da libertação de íons de cálcio e fosfato, que produzem um efeito tóxico nas bactérias orais e neutralizam o seu efeito acídico.

No entanto, Kruzic afirma que mais testes clínicos têm de ser realizados.

5 Janeiro 2016
Atualidade

PUBLICIDADE
Montellano
PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

Dia Europeu do Técnico de Prótese Dentária

A oferta é dirigida aos sócios da Associação Portuguesa de Técnicos de Prótese Dentária, com dois bilhetes para o Open House Digital Lab Montellano, evento que se realiza a 22 de junho, no Museu Oriente, Lisboa.

Ler mais 7 Junho 2024
Atualidade

Feliz aniversário Paulo

Em dia de aniversário, resolvemos desafiar o Paulo, jornalista na LabPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 29 Maio 2024
Atualidade