Perda de dentes pode ser evitada com vidro bioativo

Imagem da notícia: Perda de dentes pode ser evitada com vidro bioativo

Vidro bioativo pode ser alternativa eficiente para fazer perdurar os enchimentos dentários e prevenir a perda de dentes. Na síntese, este material visa impedir a permanência de bactérias nas cavidades dentárias e, assim, impedir o surgimento de cáries.

Jamie Kruzic, professor no Oregon State University College of Engineering, indicou ao Daily Mail que “este material está a começar a ser utilizado na medicina dentária mas pesquisas revelam que é muito promissor para enchimentos dentários”. Aponta ainda que os “recentes casos de cárie dentária demarcam-se por se iniciarem no interior de um enchimento e do dente, denominada cárie secundária”.

O vidro bioativo é composto por óxido de silicone, óxido de cálcio e óxido de fósforo, como ainda outros componentes, que totalizam um vidro pulverizado. A influência antibacteriana deste composto provém da libertação de íons de cálcio e fosfato, que produzem um efeito tóxico nas bactérias orais e neutralizam o seu efeito acídico.

No entanto, Kruzic afirma que mais testes clínicos têm de ser realizados.

5 Janeiro 2016
Atualidade

Notícias relacionadas

Zirkonzahn apresenta Ice Zirkon Stains

A Zirkonzahn apresenta Ice Zirkon Stains, o kit de pigmentos com 10 cores diferentes, que se podem aplicar na superfície da coroa ou misturar com a cerâmica.

Ler mais 23 Setembro 2021
AtualidadeMateriais e equipamentos

Galimplant promove curso de prótese em Oviedo

A Galimplant organiza no próximo dia 1 de outubro um curso de prótese sobre implantes, no Hotel Barceló Oviedo Cervantes, na cidade de Oviedo, em Espanha. Jésus Pato Mourelo e Antonio Murillo Rodríguez serão os formadores do curso, que versará sobre as tendências e a atualidade no campo da prótese.

Ler mais 22 Setembro 2021
AtualidadeEventos e formaçãoPrótese dentária