“Há evoluções que são imprescindíveis”

Imagem da notícia: “Há evoluções que são imprescindíveis”

Marta Moreira e Hélder Pontes descreveram-nos o trabalho desenvolvido no laboratório que dirigem, o Marfidente.

LabPro: Fazem todo o tipo de trabalhos?

Hélder Pontes: Sim, o nosso laboratório é polivalente. Desde o início que estamos habilitados a fazer quase tudo no laboratório. Já em 2010, investimos na prótese fixa e, no início de 2015, adquirimos o CAD/CAM. Quem não acompanhar a tecnologia, acaba por estagnar. E a nossa filosofia assentou sempre no aumento da nossa capacidade de resposta aos clientes.

LP: Consideram que a tecnologia poderá substituir o trabalho do técnico?
Marta Moreira:
Há evoluções que são imprescindíveis, como é o caso do CAD/CAM, mas o técnico vai ser sempre necessário. O trabalho manual em termos de fixa tem tendência a desaparecer. Mas, por exemplo, o trabalho manual na esquelética será sempre uma realidade. Há tempos ouvi dizer que daqui a uns anos vamos querer técnicos para removível e não os vamos ter. Hoje em dia, infelizmente, toda a gente quer fazer a prótese fixa. Nós – no Marfidente – fazemos tudo, desde acrílica, aparelhos ortodônticos, esqueléticas… eu adoro fazer a montagem dos dentes. Além disso, ainda fazemos as próteses mufladas, coisa que para muitos colegas já não existe. Fazem tudo a frio. No entanto, na minha opinião, um trabalho muflado sai com uma maior perfeição. Aliás, os grandes técnicos de híbridas fazem-nas mufladas. Apesar de hoje se usar o sistema de microondas, nós continuamos a usar o método tradicional, um trabalho que requer pessoas. Portanto, e respondendo à sua questão, os técnicos nunca serão substituídos.

Toda a entrevista na LabPro 22.

 

21 Março 2016
Entrevistas

Notícias relacionadas

“Não acredito em Ronaldos na prótese dentária”

Pedro Chora Estadão, diretor do laboratório Pedro Estadão Dental Studio, acredita que o trabalho em equipa, com a cooperação entre todos os profissionais da área odontológica, é vital para se atingir o melhor resultado possível.

Ler mais 7 Outubro 2020
Entrevistas