Selfies podem melhorar higiene oral

Imagem da notícia: Selfies podem melhorar higiene oral

A gravação de vídeos durante a escovagem dos dentes pode ajudar as pessoas a melhorar os seus cuidados de saúde oral, de acordo com um novo estudo.

Os participantes nesta investigação usaram smartphones para fazerem as suas “selfies videográficas” enquanto tratavam da higiene bucal. Os investigadores verificaram que houve uma melhoria geral na precisão da escovagem, mas o período de tempo dedicado a esta tarefa não mudou.

Apesar de as pessoas terem capacidade, motivação e vontade para escovar corretamente os dentes, a verdade é que muitas vezes usam técnicas impróprias e as oportunidades para melhorar esta situação revelam-se escassas. “A escovagem é, muitas vezes, aprendida e praticada sem a supervisão adequada”, disse Lance T. Vernon, professor senior na Case Western Reserve University School of Dental Medicine e co-autor do estudo.

Mudar hábitos e comportamentos de higiene oral – que estão enraizados no músculo da memória – exige tempo e orientação. “O nosso estudo sugere que, no futuro, a gravação de selfies em vídeo possa ajudar a diminuir este tempo de aprendizagem e, claro, a melhorar as técnicas de escovagem dos dentes”.

Segundo os investigadores, os resultados deste pequeno estudo-piloto – publicado no Indian Journal of Dental Research – são promissores e provam que o conceito da selfie é útil na medicina dentária.

 

30 Setembro 2016
Atualidade

Notícias relacionadas