“A prótese dentária é um desafio”

Imagem da notícia: “A prótese dentária é um desafio”

Domingos America recebeu-nos no seu laboratório, em Matosinhos, e contou-nos a sua história desde que abraçou esta área.

“Sou da área da engenharia mecânica, mas, por desafio do falecido professor António Gonzalez, vim parar à prótese dentária. Tudo por causa do meu jeito de mãos. Ele achava que era um desperdício continuar a fazer aquilo que andava a fazer por brincadeira, com os carros… na altura ainda não tinha terminado o curso de engenharia. É ele o verdadeiro mentor do laboratório Domingos America Lda.. O professor António Gonzalez, que era também meu cunhado, achava que no início da década de 80 existia uma grande lacuna no setor da prótese dentária em Portugal. Era da opinião de que a maioria dos laboratórios eram muito básicos. A prótese fixa, por exemplo, era escassa, quando ingressei nesta área. Eu já entrei tarde nesta aventura, tinha cerca de 30 anos. Dei tudo o que podia dar, para me formar e aprender o máximo possível, desta arte. Acabei por me apaixonar, essencialmente pelas estruturas. Onde a maioria das pessoas vê uma dificuldade, ou impossibilidade, eu vejo um desafio. A prótese dentária é fascinante”

Entrevista completa na LabPro 27.

17 Abril 2017
Entrevistas

Notícias relacionadas

“Somos ceramistas de coração”

Com a crescente aposta no digital, Diogo Gomes vê a presença das máquinas com uma “enorme e indispensável ferramenta”, apesar de o seu trabalho continuar a “depender das mãos e da apreciação de um bom técnico”. A LabPro revê a entrevista realizada a um dos fundadores do laboratório DentalShaping.

Ler mais 7 Janeiro 2022
AtualidadeEntrevistasPrótese dentária