C.A.S.O. promove reinserção social em Braga e no Porto

Imagem da notícia: C.A.S.O. promove reinserção social em Braga e no Porto

A iniciativa Centro de Apoio à Saúde Oral (C.A.S.O.), da ONG Mundo A Sorrir, uma das eleitas pelo programa Portugal Inovação Social, na categoria de Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) vai promover, ao longo de dois anos, a reinserção social das populações mais carenciadas dos concelhos do Porto e Braga através de cuidados de saúde oral gratuitos e do acompanhamento psicossocial.

Os utentes são encaminhados pelas instituições e autarquias parceiras da iniciativa. Com este novo plano de intervenção, o C.A.S.O. pretende realizar, ao longo de dois anos, 12.000 consultas médico-dentárias e reabilitar oralmente 600 pacientes de 61 instituições sociais do Porto e Braga.

“Para além da saúde oral, esta iniciativa pretende apostar num acompanhamento psicossocial personalizado, realizado por técnicos especializados, que irá permitir uma monitorização das mudanças sociais ocorridas ao longo do plano de tratamento. Para os beneficiários do C.A.S.O., pelas suas características de vulnerabilidade social e com necessidades várias ao nível dos tratamentos dentários, é fundamental que haja um reforço positivo constante”, explica Ana Simões, coordenadora da iniciativa.

O apoio psicossocial também será desenvolvido através da realização de sessões de capacitação/formação em várias áreas como a Saúde e a Empregabilidade, por exemplo.

4 Janeiro 2018
Atualidade

Notícias relacionadas

FTS: Compreender a Autorregulação Profissional

Foi a 13 de janeiro que teve lugar no Porto a primeira sessão de esclarecimento “Compreender a Autorregulação Profissional”, iniciativa da responsabilidade do Fórum Tecnologias da Saúde (FTS).

Ler mais 19 Janeiro 2018
AtualidadePrótese dentária