Vinho tinto poderá beneficiar saúde oral

Imagem da notícia: Vinho tinto poderá beneficiar saúde oral

Uma nova investigação publicada pela revista Journal of Agricultural and Food Chemistry, e que parte do princípio que a procura de elementos naturais para o cuidado da higiene oral está a aumentar, revela que os polifenóis, substâncias antioxidantes encontradas em alimentos como as uvas, podem beneficiar a saúde oral. Ao analisar os efeitos do polifenol, os pesquisadores espanhóis observaram que uma das suas funções é o combate às bactérias que provocam a cárie e causam danos nas gengivas.

Segundo a revista Visão, entre os principais efeitos dos polifenóis está a ação antimicrobiana e anti-inflamatória. Por meio de testes realizados em laboratório, os cientistas descobriram que esta substância reage mais efetivamente quando combinada com uma bactéria chamada streptococcus dentisani, um probiótico (microrganismo vivo que melhora a saúde geral do hospedeiro).

Na experiência, os polifenóis ácido cafeico e o p-coumárico presentes em dois tipos de vinho tinto comerciais foram testados com modelos de tecido gengival. “Testamos concentrações que normalmente são encontradas no vinho, 50 a 10 microgramas por mililitro”, explica a autora principal do estudo, Victoria Moreno-Arribas, que adianta que “a experiência permitiu comprovar o efeito protetor destes dois polifenóis”.

Saiba mais aqui.

12 Março 2018
Atualidade

Notícias relacionadas

OMD pede “execução urgente” do programa de saúde oral

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) iniciou esta terça-feira, 7 de abril, uma série de reuniões com vários grupos parlamentares na Assembleia da República, a fim de apresentar o “Manifesto para a Saúde Oral em Portugal – Da promessa à execução”.

Ler mais 8 Abril 2026
Atualidade

Miguel Pavão: a “saúde oral não é um detalhe”

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Miguel Pavão, considera que a eleição do novo Presidente da República reforça a estabilidade institucional, mas alerta que o país continua à espera de reformas estruturais na saúde oral e no sistema de saúde.

Ler mais 13 Março 2026
Atualidade