Eis o primeiro transplante de mandíbula criado em impressão 3D

Imagem da notícia: Eis o primeiro transplante de mandíbula criado em impressão 3D

Uma criança chinesa recebeu o primeiro transplante de mandíbula criado com uma impressora 3D. O paciente tem menos de dez anos e tinha a mandíbula fraturada devido à extração de um tumor.

A intervenção, feita por uma equipa de cirurgiões na China, foi divulgada, na semana passada, através da comunicação social do país. Esta foi a primeira a ser realizada num paciente menor de idade e, com isso, confirma as infinitas aplicações da tecnologia 3D que permitem a reconstrução de ossos com uma precisão impossível de alcançar com os métodos tradicionais.

A operação, que durou cerca de três horas, foi bem sucedida e o implante ajustou-se perfeitamente aos ossos e articulações adjacentes. Três meses depois, não foram encontradas anomalias, pelo que nem se notara, no rosto de Feng Xiaoxiao, que se tinha executado um transplante.

Lai Qingguo, cirurgião encarregado, assemelhou esta operação a implantes dentários e acrescentou que “a tecnologia de impressão 3D será fundamental para o futuro da medicina personalizada”.

Saiba mais aqui.

27 Abril 2018
Atualidade

PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

Ana Sofia Lopes concorre a bastonária da OMD

Sob o mote “Já é Tempo de dar Voz aos Médicos Dentistas”, Ana Sofia Lopes apresenta-se como “a médica dentista ideal para liderar a OMD num momento crucial para a profissão e para a saúde oral em Portugal”.

Ler mais 18 Abril 2024
Atualidade

C.A.S.O. Porto celebra 15 anos

O Centro de Apoio à Saúde Oral do Porto (C.A.S.O. Porto) celebrou um marco significativo neste mês, os 15 anos de dedicação à saúde oral e ao bem-estar da comunidade portuense.

Ler mais 27 Março 2024
Atualidade