Cancro oral é o sexto mais comum em Portugal

Imagem da notícia: Cancro oral é o sexto mais comum em Portugal

Os tumores da cavidade oral são o sexto tipo de cancro mais comum em Portugal. No entanto, continua a ser frequentemente esquecido e são poucos os portugueses que sabem que, à semelhança do que se faz para o cancro da mama, também para o cancro oral existe um autoexame que pode ajudar a identificar precocemente lesões.

De acordo com o portal Sapo, idas regulares ao médico dentista e estar alerta para os sintomas são gestos que podem fazer a diferença, alerta o médico dentista João Braga. “Numa consulta de medicina oral, o médico dentista efetua um exame visual de toda a cavidade oral e estruturas anexas, permitindo que lesões suspeitas sejam detetadas em fases precoces”, explica.

“Com estas consultas é possível efetuar um rastreio da doença, identificar/tratar lesões potencialmente malignas, ensinar o paciente a efetuar o autoexame da cavidade oral”, acrescenta.

6 Fevereiro 2019
Atualidade

Notícias relacionadas

Dezembro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de dezembro de 2018.

Ler mais 5 Janeiro 2019
Atualidade

Tuna Dentária de Lisboa pede apoio para atuar na Madeira

A Tuna Académica Dentária de Lisboa (TADeL), tuna feminina da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, recebeu um convite em nome da Tuna D’Elas (Tuna Feminina da Universidade da Madeira) para marcar presença no festival de tunas denominado IX Encantunas, que se realizará de 3 a 5 de maio de 2019 na ilha da Madeira.

Ler mais 4 Janeiro 2019
Atualidade