8º IORC com summit de prótese dentária

Imagem da notícia: 8º IORC com summit de prótese dentária

Aproxima-se o 8º IORC, o Congresso de Implantologia e Reabilitação Oral que terá lugar na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa a 24 e 25 de abril. De forma a saber o que podemos esperar desta edição falámos com os médicos dentistas João Caramês e André Chen, presidentes da comissão científica e organizadora, respetivamente.

“Este ano o IORC vai ficar marcado pela escolha de temas que estão a gerar uma alteração de paradigma na medicina dentária, como por exemplo o uso de tecnologia digital e de novos biomateriais em implantologia. Tentámos elaborar um painel de oradores que seja representativo da vanguarda de alguns novos conceitos emergentes na implantologia mundial. Pensamos que a introdução da tecnologia digital é um tema do momento que merece um grande destaque no programa formativo, na medida em que existem muitas dúvidas e, por vezes, informação contraditória e confusa. No entanto, acreditamos que a tecnologia digital só terá sucesso se assente em princípios biológicos básicos da nossa profissão, daí termos temas clássicos em debate e em confronto. Entendemos perfeitamente o conceito de equipa de saúde oral, onde o médico dentista age junto com o técnico de prótese dentária e o higienista oral. Deste modo, mantivemos a tradição de ter um Summit dirigido a técnicos de laboratório e outro para higienistas orais”.

Na área da prótese dentária, “tentámos incluir uma grande parte da reabilitação oral com cerâmica, porque pensamos que é uma área que pode suscitar muitas dúvidas aos colegas e, dessa forma, todos os temas desde implantes até próteses e manutenção cerâmica estão representados. Temos a honra de poder receber o presidente da IAOCI (Academia Internacional de Implantologia Cerâmica), o Dr. Sammy Noumbissi, que em conjunto com dois técnicos de laboratório de renome mundial, o Dr. Marat Awdaljan e o Dr. Joachim Maier, irão percorrer todos os passos da reabilitação oral cerâmica. A eles se irá juntar o Dr. Artur Simões, dando a perspetiva clínica das reabilitações monolíticas. O Dr. João Neto será o outro representante português neste Summit”. 

3 Março 2020
Eventos e formação