Clínicas dentárias já estão em funcionamento

Imagem da notícia: Clínicas dentárias já estão em funcionamento

A Direção-Geral da Saúde (DGS) revelou recentemente quais as medidas a adotar em clínicas, consultórios ou serviços de saúde oral dos cuidados de saúde primários, setor social e privado na fase de desconfinamento. Com efeito, o documento emitido pela DGS, que produz efeitos desde o dia 4 de maio, prevê “medidas adicionais que devem ser acauteladas para assegurar uma minimização da transmissão deste vírus”.

Considera a autoridade de saúde que, devido à proximidade com os utentes, estes“profissionais de saúde oral estão expostos a gotículas respiratórias e a aerossóis”, tornando o gabinete de consulta “uma potencial fonte de transmissão do vírus”. A atividade será condicionada, com consultas a serem marcadas previamente por telefone ou correio eletrónico e os utentes têm de usar máscara antes de serem atendidos pelo médico.

Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), revelou ao Porto Canal que, na reunião que ocorreu com o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, a OMD levou a proposta, que já tinha sido remetida por escrito, de “retoma da atividade” dos médicos dentistas. “É tempo de o Governo repensar esta suspensão” e preparar “uma reabertura programada” e “faseada” das clínicas e consultórios de medicina dentária.

Questionado quanto ao facto de o setor estar preparado para este passo, o responsável explicou que “há um conjunto de adaptações que todos estão em condições de o fazer” e que a OMD está a desenvolver um conjunto de recomendações que, em parte, serão uma adaptação dos procedimentos atualmente realizados nos atendimentos urgentes e inadiáveis.

5 Maio 2020
Atualidade

Notícias relacionadas

Goldentav atinge maioridade

A Goldentav comemora 18 anos reforçando o crescimento sustentado desde a fundação em 2008 em Baguim do Monte. Inicialmente focada em consumíveis para laboratórios de prótese dentária, a empresa expandiu-se para equipamentos e formação técnica contínua.

Ler mais 12 Maio 2026
Atualidade

OMD pede “execução urgente” do programa de saúde oral

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) iniciou esta terça-feira, 7 de abril, uma série de reuniões com vários grupos parlamentares na Assembleia da República, a fim de apresentar o “Manifesto para a Saúde Oral em Portugal – Da promessa à execução”.

Ler mais 8 Abril 2026
Atualidade