Clínicas dentárias já estão em funcionamento

Imagem da notícia: Clínicas dentárias já estão em funcionamento

A Direção-Geral da Saúde (DGS) revelou recentemente quais as medidas a adotar em clínicas, consultórios ou serviços de saúde oral dos cuidados de saúde primários, setor social e privado na fase de desconfinamento. Com efeito, o documento emitido pela DGS, que produz efeitos desde o dia 4 de maio, prevê “medidas adicionais que devem ser acauteladas para assegurar uma minimização da transmissão deste vírus”.

Considera a autoridade de saúde que, devido à proximidade com os utentes, estes“profissionais de saúde oral estão expostos a gotículas respiratórias e a aerossóis”, tornando o gabinete de consulta “uma potencial fonte de transmissão do vírus”. A atividade será condicionada, com consultas a serem marcadas previamente por telefone ou correio eletrónico e os utentes têm de usar máscara antes de serem atendidos pelo médico.

Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), revelou ao Porto Canal que, na reunião que ocorreu com o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, a OMD levou a proposta, que já tinha sido remetida por escrito, de “retoma da atividade” dos médicos dentistas. “É tempo de o Governo repensar esta suspensão” e preparar “uma reabertura programada” e “faseada” das clínicas e consultórios de medicina dentária.

Questionado quanto ao facto de o setor estar preparado para este passo, o responsável explicou que “há um conjunto de adaptações que todos estão em condições de o fazer” e que a OMD está a desenvolver um conjunto de recomendações que, em parte, serão uma adaptação dos procedimentos atualmente realizados nos atendimentos urgentes e inadiáveis.

5 Maio 2020
Atualidade

PUBLICIDADE
Montellano
PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

Um viva ao Hugo

O designer da LabPro celebra hoje o seu aniversário. Muitos parabéns Hugo, um dia super feliz!

Ler mais 7 Maio 2024
Atualidade

C.A.S.O Lisboa já realizou mais de 5 mil consultas

O Centro de Apoio à Saúde Oral (C.A.S.O.) de Lisboa, promovido pela Mundo A Sorrir numa parceria com a Junta de Freguesia de Santo António e financiado pela Câmara Municipal de Lisboa, tem sido um apoio no acesso à saúde oral para a população vulnerável do município. Desde o seu início, o projeto já beneficiou diretamente 2894 pessoas.

Ler mais 26 Abril 2024
Atualidade