Mundo A Sorrir distinguida com prémio BPI ‘la Caixa’ Infância

Imagem da notícia: Mundo A Sorrir distinguida com prémio BPI ‘la Caixa’ Infância

O Prémio BPI ‘la Caixa’ Infância 2020 distinguiu a Mundo A Sorrir pelo projeto “FOCA-TE”, que visa contribuir para o aumento da literacia do diagnóstico precoce das lesões potencialmente malignas e do cancro oral, através da realização de ações de Educação para a Saúde Oral. 

O projeto destina-se a adolescentes socioeconomicamente vulneráveis, que frequentam escolas profissionais do distrito do Porto, e que não são beneficiados por nenhum programa público de Educação para a Saúde Oral. 

O cancro oral é diagnosticado, anualmente, em cerca de 1.000 portugueses e aproximadamente 50% dos pacientes acabam por falecer desta causa num período de 5 anos. Estima-se que a taxa de sucesso no tratamento do cancro oral poderia ser de cerca de 80% se o diagnóstico fosse realizado precocemente (Direção Geral da Saúde 2019).

Para contrariar esta tendência, o projeto “FOCA-TE” aposta na prevenção do cancro oral, contribuindo para a aquisição de conhecimentos sobre esta doença, os fatores de risco, o seu diagnóstico e tratamento, e, por consequência, a melhoria da qualidade de vida futura dos jovens e suas famílias.

No âmbito do projeto, no Dia Mundial da Saúde Oral será promovida uma campanha de sensibilização em locais públicos e Unidades de Saúde Familiar, através da distribuição de folhetos informativos sobre o cancro oral. Para além disso, será realizado um debate, tendo em vista a apresentação do estudo epidemiológico fruto dos dados recolhidos ao longo do projeto.

Os Prémios BPI ‘la Caixa’ são uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação ‘la Caixa’ e destinam-se a apoiar financeiramente projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

19 Agosto 2020
Atualidade

PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

Ivoclar fortalece parceria com a vhf camfacture AG

A partir da atualização 8.09 do software vhf DENTALCAM, que está disponível desde março de 2024, o IPS e.max® CAD for PrograMill será aprovado para a fabricação de coroas, inlays, onlays, facetas e pontes de três elementos, até os segundos pré-molares, na máquina N4+.

Ler mais 24 Abril 2024
Atualidade

Ana Sofia Lopes concorre a bastonária da OMD

Sob o mote “Já é Tempo de dar Voz aos Médicos Dentistas”, Ana Sofia Lopes apresenta-se como “a médica dentista ideal para liderar a OMD num momento crucial para a profissão e para a saúde oral em Portugal”.

Ler mais 18 Abril 2024
Atualidade