“Cascais A Sorrir” pretende melhorar saúde oral da população do concelho

Imagem da notícia: “Cascais A Sorrir” pretende melhorar saúde oral da população do concelho

O “Cascais A Sorrir”, promovido pela ONG Mundo A Sorrir, foi um dos projetos distinguidos pelo programa Portugal Inovação Social, na categoria de Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES). A iniciativa visa promover a qualidade de vida dos cidadãos socioeconomicamente mais vulneráveis do concelho de Cascais.  

A Mundo A Sorrir apostou num projeto de caráter inovador que assenta no reconhecimento da educação e promoção da saúde oral como estratégia fundamental para a equidade e coesão social e para a melhoria da qualidade de vida, e da saúde em geral, das populações mais vulneráveis. Neste sentido, a participação das pessoas socioeconomicamente mais vulneráveis, na construção de resultados na promoção da saúde oral, é conseguida através da capacitação individual e comunitária.

As atividades da presente iniciativa estão organizadas, de acordo com o contexto social onde se encontra cada grupo-alvo, tendo um foco prioritário na educação para a saúde oral em meio escolar e em instituições de intervenção social.

A intervenção em contexto escolar pretende envolver 37 escolas do pré-escolar e 1º ciclo da rede pública do município de Cascais, contando com a participação de 2 125 crianças entre os 3 e os 8 anos, 638 encarregados de educação e 170 professores.

No que diz respeito à intervenção nas instituições sociais, espera-se envolver 68 instituições, 425 pessoas desempregadas, 43 portadores de incapacidade física/cognitiva e 213 idosos e 153 profissionais das instituições sociais que beneficiam do projeto.

A iniciativa “Cascais A Sorrir” irá, ainda, realizar oficinas sobre saúde oral, dirigidas a professores e profissionais das instituições de intervenção social de cada grupo-alvo, com o intuito de reforçar a capacitação na área da saúde oral, hábitos de higiene e patologias orais associadas.

O “Cascais A Sorrir” é uma iniciativa da Mundo A Sorrir, cofinanciada a 70% pelo Lisboa 2020, Portugal 2020 e o Fundo Social Europeu da União Europeia, no âmbito da Tipologia de Operação “Programa de Parcerias para o Impacto” (T.0 3.33) do organismo intermédio “Portugal Inovação Social”, com um investimento social da Câmara Municipal de Cascais de 30%, perfazendo um total de 303.432,95€.

15 Dezembro 2020
Atualidade

PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

BioHorizons Camlog celebra 55 anos

Com o 30.º aniversário da BioHorizons e o 25.º aniversário da Camlog, a BioHorizons Camlog pode olhar para trás e ver um percurso de sucesso em estabelecer ligações dentárias e em ganhar consistentemente influência na implantologia dentária através de soluções de alta qualidade.

Ler mais 8 Julho 2024
Atualidade