Cristiana Fragoso no “Conversa à Bancada”

Imagem da notícia: Cristiana Fragoso no “Conversa à Bancada”

No “Conversa à Bancada”, podcast moderado por Hugo Sousa e Pedro Brito, a convidada do segundo episódio foi Cristiana Fragoso – Licenciada pela Universidade de Lisboa em 2002. Na área educativa, colaborou no Mestrado Oficial e Programa de Pós-Graduação em Estética Dentária da UIC – Universidade Internacional da Catalunha (Espanha) e do USA Advanced Dental Institute (EUA). Nas próximas páginas passamos em revista os diferentes temas abordados num podcast ligado ao setor da prótese dentária.

“Não tenho ninguém na família que seja nem dentista nem técnico. Nunca pensei fazer dentes na minha vida. Acho que somos o resultado das nossas escolhas”

A prótese Dentária era um sonho de vida?

Não tenho ninguém na família que seja nem dentista nem técnico. Nunca pensei fazer dentes na minha vida. Acho que somos o resultado das nossas escolhas. Como somos o resultado disso, eu não faria nada de diferente. Tenho pena do caminho que está a tomar a prótese. Não digo que tenha medo, mas dá-me uma certa tristeza que a medicina dentária pensada para o paciente seja colocada de parte em prol de uma massificação. Acho que temos bons profissionais dentro da área e que vamos no final encontrar um equilíbrio, mas confesso que estamos a viver um momento em que penso: o que é que vai acontecer? Mas acho normal, já que as profissionais não estagnam, há sempre uma evolução para um lado ou para o outro, interessa é saber adaptar-se, não sei é se vou conseguir fazê-lo (sorrisos).

Ainda voltando ao digital, para mim ainda é um bocado um bicho de sete cabeças. O interessante dos laboratórios é que quem fazia estruturas, neste momento consegue abrir um laboratório porque faz Cad por um tubo. Aquele técnico que fazia cerâmica e que nunca tocou num computador porque só fez cerâmica, agora está a sentir dificuldades para começar a aprender. Neste momento estou a fazer exocad, que é relativamente fácil, mas só é fácil porque estou apenas a fazer simulação. Quando tiver que fazer um caso real se calhar não é assim tão simples.

Não pensava chegar onde cheguei, não me arrependo das decisões que tomei. Haveria coisas que talvez tivesse mudado, mas é uma profissão lindíssima. Não há coisa mais bonita do que quando vez o sorriso na cara de uma pessoa feliz. Gostaria que o paciente e todos os profissionais envolvidos nesta profissão fossem uma equipa.

Artigo completo na revista LabPro 46.

5 Abril 2022
Prótese dentária

Notícias relacionadas

VII Congresso da APTPD mostrou a “união” do setor

Depois de dois anos de interregno provocado pela pandemia, a sétima edição do Congresso da Associação Portuguesa dos Técnicos de Prótese Dentária (APTPD), permitiu “unir a direção e chamar técnicos” criando “uma verdadeira dinâmica de profissão”, num evento que contou com a presença de mais de 400 profissionais do setor da prótese dentária.

Ler mais 20 Maio 2022
AtualidadeEventos e formaçãoPrótese dentária

Tatiana Gomes e a realidade das mulheres na prótese dentária

Tatiana Gomes, técnica de prótese dentária no laboratório DentalShaping fala sobre o universo da mulher na prótese dentária em Portugal, encerrando assim a rubrica sobre o Dia da Mulher e o seu papel no setor abordada no número 46 da revista LabPro.

Ler mais 11 Maio 2022
AtualidadeCuriosidadePrótese dentária