IA pode automatizar design de próteses biomiméticas para dentes unitários

Imagem da notícia: IA pode automatizar design de próteses biomiméticas para dentes unitários

Segundo publicação da Dental Tribune International, a investigação levantou a hipótese de que a Inteligência Artificial poderia gerar o design de uma prótese monodental com base nas características da dentição restante.

O sistema foi capaz de reconstruir a forma de um dente natural e automatizar o processo de design da prótese dentária com base apenas no modelo digital da dentição do paciente. Os pesquisadores usaram uma abordagem baseada num software chamado generative adversarial network (GAN), para treinar e validar o seu sistema de IA que foi testado em 175 participantes.

O estudo, intitulado “Próteses dentárias molares simples projetadas por inteligência artificial: um protocolo de estudo experimental prospectivo” foi publicado a 2 de junho de 2022 no PLOS ONE.

9 Setembro 2022
Atualidade

Notícias relacionadas

VITA Zahnfabrik comemora centenário

Com sede no sul da Alemanha, a empresa familiar de quarta geração tem como mote o VITA PERFECT MATCH, um trabalho contínuo em busca de “soluções para próteses perfeitas em termos funcionais e estéticos”.

Ler mais 30 Janeiro 2024
Atualidade

Duarte Marques reeleito Presidente da SPEMD

Professor Doutor da Faculdade de Medicina Dentária (FMDUL), Duarte Marques assume que a reeleição de 16 de dezembro de 2023 “reforça o espírito de compromisso e estabilidade da equipa aliado à sustentabilidade, inclusão, formação e inovação a que nos propusemos a trazer à Sociedade.”

Ler mais 17 Janeiro 2024
Atualidade