Cooperação Portuguesa apoia projeto em São Tomé e Príncipe
A Cooperação Portuguesa irá apoiar a capacitação dos Agentes de Saúde Comunitária (ASC) do distrito de Caué, em São Tomé e Príncipe, no âmbito do projeto “Saôdje Scá Li: Reforço da Saúde e Qualidade de Vida da População Santomense”, implementado pela Mundo A Sorrir.
A intervenção pretende contribuir para o fortalecimento do sistema de saúde e dos índices de saúde oral no distrito através da prevenção e educação para a saúde oral.
O projeto irá beneficiar 13 Agentes de Saúde Comunitária, 850 crianças do ensino primário e 40 elementos da comunidade escolar com necessidades de apoio ao nível da saúde oral. Os ASC serão capacitados na área da saúde oral, permitindo-lhes adquirir conhecimentos para a realização de ações de sensibilização e rastreios orais junto das crianças do 1º ciclo do ensino básico.
No âmbito da intervenção, os alunos irão receber um kit de higiene oral, constituído por uma escova e uma pasta de dentes, de forma a cumprirem os ensinamentos transmitidos pelos Agentes de Saúde Comunitária nas ações de sensibilização. Com a colaboração dos ASC, a Mundo A Sorrir irá conseguir manter a sua intervenção ativa e a saúde oral continuará a chegar à população santomense.
O apoio da Cooperação Portuguesa surge no âmbito da aprovação da candidatura da Mundo A Sorrir ao Fundo de Pequenos Projetos 2022 da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe, destinado a apoiar projetos e/ou ações nas áreas de intervenção da Educação ou da Saúde ou outras do domínio social, que, pelo seu cariz e pequena dimensão, não sejam consideradas para outro tipo de apoios da Cooperação Portuguesa.
O projeto “Saôdje Scá Li: Reforço da Saúde e Qualidade de Vida da População Santomense” promovido pela Mundo A Sorrir, em parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe, conta também com o financiamento da Oral-B e da EAO – European Association for Osseointegration.
31 Março 2023
Atualidade