“A parceria entre dentista e protésico é o mais inspirador!”
Quem o diz é Ana Couto, fundadora do laboratório StarDentis, que conta com 15 anos de história. Ao recordar esses momentos, Ana Couto revela que na profissão de técnico de prótese o “aliado mais crucial tem de ser, sem dúvida, o médico dentista”, pois é dessa parceria que se consegue “dar as soluções necessárias para cada paciente”.
Como foi o passo para abrir o laboratório?
Durante o estágio final do curso, fui desafiada por um professor a ir trabalhar para ele. Fui então para o seu laboratório, fiz lá o estágio profissional e, como trabalhei sempre ao longo do curso em vários laboratórios, no horário pós-aulas, tinha outros laboratórios e também alguns dentistas interessados nos meus trabalhos. Comecei então a receber alguns trabalhos, os quais, obviamente, quis entregá-los ao professor que, por sua vez, induziu e motivou-me a começar a minha trajetória empresarial a solo.
Que momentos recorda neste percurso de 15 anos?
É verdade, fizemos 15 anos! O início foi um pouco difícil por questões humanas, quando começamos a formar uma equipa, as pessoas têm de estar de acordo e seguirem a mesma visão, missão e valores do líder e da empresa. Isso não aconteceu, mas mantive-me dentro dos meus valores pessoais, sendo prática, objetiva e pessoa do bem, mantive o foco, o que me levou a ultrapassar essa dificuldade. Ao longo destes anos houve muita partilha de conhecimentos e metodologias com outros protésicos, trabalhamos numa área realmente muito criativa onde cada caso é único e irrepetível, o que nos leva a adquirir uma habilidade de criação inovadora, principalmente quando trabalhamos em equipa. E, nesta profissão, o nosso aliado mais crucial tem de ser, sem dúvida, o médico dentista. Nestes 15 anos desenvolvi a aptidão de, em sinergia com o dentista, dar as soluções necessárias para cada paciente. O acompanhamento de cada caso, seja através de fotos, diálogo e, assim como pessoalmente, ter a capacidade de transformação junto do paciente. Esta parceria de dentista e protésico, para mim, é o mais inspirador!
Leia a entrevista completa subscrevendo a LabPro 50.
3 Maio 2023
DestaqueEntrevistasPrótese dentária